O Percurso Ribeirinho de Loures é uma das obras de espaço público simbolicamente mais importantes da área metropolitana de Lisboa.
O Percurso Ribeirinho de Loures é uma das obras de espaço público simbolicamente mais importantes da área metropolitana de Lisboa, evidenciando um território melhor interligado. Pela primeira vez, Loures vira-se para o rio. E, pela primeira vez também, há uma ligação pedonal e ciclável – agradável e segura – entre Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.
O Percurso Ribeirinho de Loures é constituído por seis quilómetros de passadiços de madeira. Inicia-se na ponte ciclopedonal do Trancão, inaugurada no final de Julho, e termina às portas do concelho de Vila Franca de Xira, onde se inicia o Percurso Linear do Estuário do Tejo (do qual falta construir apenas um troço em Alverca). Ao longo dos seis quilómetros, existem várias áreas de sombra e de estadia, com bancos, e alguns pontos de observação de aves. Existem também saídas, que permitirão, por exemplo, ligar os passadiços ao futuro parque verde ribeirinho de Loures, que será concretizado nos terrenos que receberam a Jornada Mundial da Juventude e que deverá estar pronto no final do próximo ano.
Aberto a peões e ciclistas, os passadiços têm largura suficiente para permitir uma coexistência saudável entre os diferentes utilizadores, mas será necessário que os ciclistas, em particular aqueles que usam a bicicleta para fins desportivos, moderem a velocidade principalmente quando estão a passar por pessoas a pé. Afinal de contas, o Percurso Ribeirinho de Loures não é um equipamento desportivo, mas antes uma infraestrutura de lazer e mobilidade. Na verdade, se por um lado, serve para um passeio calmo ao final do dia ou de fim-de-semana, por outro, pode dar para deslocações quotidianas por Lisboa, Sacavém, Bobadela, Santa Iria da Azóia e o município de Vila Franca de Xira.
De qualquer modo, quem percorrer o Percurso Ribeirinho de Loures não vai conseguir imergir totalmente na Natureza e esquecer, por momentos, o ambiente urbano, devido ao ruído rodoviário proveniente do IC2, que está bem próximo dos passadiços. Esta é uma desvantagem deste novo trajecto em relação ao Percurso Linear do Estuário do Tejo, em Vila Franca de Xira, que não tem a companhia de uma grande infraestrutura viária.
A Câmara de Loures diz que a “obra ainda não acabou”, faltando plantar 1621 árvores e 41 4240 arbustos, bem como repor toda a área de sapal que a construção dos passadiços impactou, sendo que irá fazê-lo durante o Outono/Inverno, “a altura ideal para este tipo de plantio”. A faltar está também a sinalética do Percurso, colocada apenas no troço junto ao município de Lisboa e à ponte ciclopedonal do Trancão, a pensar na inauguração do equipamento.