Fica até ao próximo fim-de-semana, quando termina a Semana Europeia da Mobilidade.

Lisboa tem uma nova ciclovia. Mas só durante uma semana, até dia 22. Começa na Praça dos Restauradores, no final do eixo 30+bici da Avenida da Liberdade (que está neste momento a ser reformulado) e termina no Rossio, junto à estação GIRA e à Rua Augusta.
A ciclovia de 300 e poucos metros foi criada pela Câmara de Lisboa para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade e também a participação da cidade no BICI – Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure, programa promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Global Designing Cities Initiative. Através desta iniciativa, a cidade vai receber 400 mil dólares para melhorar as ligações cicláveis para 20 escolas, abrangendo 20 mil estudantes.












O troço de ciclovia entre os Restauradores e o Rossio foi construído com tinta e barreiras de plástico, podendo ser removido facilmente no final da semana, no dia 22. Na Praça dos Restauradores, foi feita a ligação ao 30+bici da Avenida da Liberdade, e, no Rossio, há uma ligação para a Rua dos Sapateiros, uma pequena ruela que fica entre a Rua do Ouro e a Rua Augusta. Para a ciclovia foi eliminada uma via de trânsito. Existe sinalética colocada ao longo deste troço, tornando o caminho claro para os utilizadores.
A Câmara de Lisboa tem um questionário online para dares a tua opinião sobre a ciclovia pop-up construída. Podes participar até dia 22.
Entretanto, na quarta-feira, dia 20, às 15 horas, haverá uma celebração na Rua da Prata, a propósito do programa BICI e desta ciclovia pop-up. Todas as pessoas que se desloquem de bicicleta na cidade (e não só) estão convidadas a marcar presença.