Mora na Avenida das Forรงas Armadas e apresentou, ร Cรขmara de Lisboa, soluรงรตes para vรกrios problemas que identifica ร porta de casa. Todavia, apesar de a sua iniciativa cรญvica ter sido elogiada por alguns vereadores, queixa-se de uma aparente inรฉrcia da autarquia em resolver as questรตes levantadas. Sente-se frustrado, mas nรฃo baixou os braรงos…

E o leitor, o que mudaria ร porta de sua casa? Nem todos teremos pensado nisto. Alguns nรฃo terรฃo tempo, com a azรกfama e os problemas do dia-a-dia. Outros somente nรฃo terรฃo interesse nessas questรตes. Mas hรก quem tenha disponibilidade e vontade; hรก quem queira envolver-se para melhorar a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, sonhando, talvez, com a possibilidade de serem espaรงos mais agradรกveis para caminhar, estar, viver. Hรก quem se mexa com ideias e propostas, encontrando depois barreiras junto das autarquias locais, seja na Cรขmara Municipal, seja na Junta de Freguesia. “ร frustrante”, lamenta Pedro Franco.
Quando da sua janela Pedro observa a Avenida das Forรงas Armadas, vรช um grande campo de asfalto que serve uma das principais vias rodoviรกrias de entrada e saรญda da cidade, onde se praticam velocidades excessivas. E, ร s vezes, ambulรขncias presas no congestionamento que ali se verifica quase todos os dias, de manhรฃ e de tarde. Ou zonas pedonais cujos mรญseros metros quadrados nรฃo servem as pessoas que por ali circulam. Ou peรตes a atravessar seis vias de trรขnsito fora das passadeiras porque existe falta delas. “A forma como esta avenida estรก hoje desenhada nรฃo รฉ um mal necessรกrio. ร uma opรงรฃo polรญtica”, aponta ao LPP.

Pedro Franco tem 28 anos, estรก a fazer um doutoramento e trabalha a partir de casa na maior parte dos dias da semana. Por isso, consegue estabelecer uma relaรงรฃo mais prรณxima com a vizinhanรงa urbana. As janelas de casa conferem-lhe algum sossego, abafando parte do ruรญdo exterior e que, diz, estรก acima dos nรญveis legais, nรฃo sรณ devido ao trรกfego rodoviรกrio mas tambรฉm ร proximidade com o aeroporto โ os dados da Cรขmara confirmam esta afirmaรงรฃo. Tambรฉm de acordo com informaรงรฃo oficial do municรญpio, a Avenida das Forรงas Armadas estรก entre os pontos mais crรญticos da cidade no que toca a qualidade do ar.
Sรฃo vรกrios os problemas que Pedro identificou na Avenida das Forรงas Armadas e que levou a uma reuniรฃo pรบblica da Cรขmara Municipal em Dezembro de 2022. Aos vereadores, alรฉm do seu diagnรณstico, apresentou um conjunto de soluรงรตes, focando-se sobretudo na questรฃo da inseguranรงa do eixo. “A proximidade com vias rรกpidas nรฃo pode justificar os perigos que se criam a tantos cidadรฃos. Pede-se uma acรงรฃo urgente”, referiu o jovem na altura. O Vereador que ร data tinha o pelouro da Mobilidade, รngelo Pereira, concordou com as questรตes levantadas e prometeu a Pedro uma reuniรฃo com os serviรงos adequados da Cรขmara, para que lhe fossem apresentados projectos jรก pensados e discutidas novas soluรงรตes. Pedro diz que essa reuniรฃo existiu, mas que nรฃo teve nenhuma consequรชncia prรกtica. A Avenida das Forรงas Armadas ficou igual: sem lombas, sem radar, sem aumento das รกreas para caminhar, sem a criaรงรฃo de mais atravessamentos pedonais โ as suas principais reivindicaรงรตes.


Outros pontos que Pedro gostaria de ver aplicados รฉ o reforรงo da arborizaรงรฃo e das รกreas permeรกveis, para fortalecer a drenagem numa zona que tem potencial de cheias; e ainda a criaรงรฃo de passeios contรญnuos, a melhoria da semaforizaรงรฃo a favor dos peรตes, ou a resoluรงรฃo das esplanadas que encurtam o espaรงo de circulaรงรฃo espaรงo aos passeios. “A intervenรงรฃo que fiz na Cรขmara foi elogiada, mas atรฉ hoje nada foi feito โ aliรกs, o pouco que foi feito, piorou a circulaรงรฃo segura nesta zona.” Pedro refere-se aos tapumes das obras que comeรงaram nos antigos terrenos da feira popular e que encurtaram o passeio, empurrando, por vezes, os peรตes para o canal rodoviรกrio.
O munรญcipe de 28 anos nรฃo baixou os braรงos, juntou algum apoio de vizinhos e quis recolher alguns dados por si mesmo. Arranjou um sensor (Telraam) que, a partir da janela do prรฉdio e de um modelo de inteligรชncia artificial, permite medir quantos veรญculos e pessoas passam no espaรงo pรบblico, registando tambรฉm as suas velocidades. E descobriu em 13 dias e meio de contagens, que passaram mais de 200 mil carros pela Avenida das Forรงas Armadas e que, desses, 40% circulou acima do limite de velocidade de 50 km/h. Mais: cerca de 6,5% passou mesmo acima dos 70 km/h โ foram 13 700 mil viaturas, ou seja, mais de 1000 carros por dia em excesso elevado de velocidade. Olhando sรณ para um dia de contagem (8 de Outubro), o sensor de Pedro detectou 59% carros acima dos 50 km/h e 13% acima dos 70 km/h.

Para Pedro, estes valores sรฃo preocupantes, atรฉ porque, como refere a Autoridade Nacional de Seguranรงa Rodoviรกria (ANSR) e outras entidades conceituadas, um atropelamento por uma viatura a 70km/h รฉ incontornavelmente letal. Segundo a Prevenรงรฃo Rodoviรกria Portuguesa (PRP), quatro pessoas morreram na Avenida das Forรงas Armadas, vรญtimas de atropelamento, entre 2010 e 2016; nesse perรญodo, registaram-se 34 atropelamentos e 111 sinistros. ร um dos 20 arruamentos de Lisboa com maior sinistralidade. “Esta avenida รฉ um incentivo ao acelerador.”

O jovem munรญcipe gostaria de ver a Cรขmara de Lisboa a dar atenรงรฃo ร Avenida das Forรงas Armadas, que tem vindo, nos รบltimos anos, a ganhar importรขncia na cidade. Nas imediaรงรตes, houve construรงรฃo de nova habitaรงรฃo municipal de Renda Acessรญvel; estamos na proximidade de todo o campus da Cidade Universitรกria e muito perto do ISTCE que acabou de inaugurar um centro de investigaรงรฃo e desenvolvimento; hรก uma residรชncia universitรกria, o Colรฉgio Universitรกrio Pio XII; “e tambรฉm temos o Instituto Gregoriano de Lisboa”. “Diariamente vemos pessoas a atravessar as seis vias desta avenida porque faltam passadeiras”, explica, referindo que as boas prรกticas recomendam um atravessamento a cada 80-100 metros, mas que na Avenida das Forรงas Armadas essas travessias para peรตes encontram-se 160 metros distantes entre si. “Por esta avenida, circulam muitos estudantes, muitos jovens.” Tambรฉm muito prรณximo desta avenida estรก um dos principais edifรญcios da Cรขmara de Lisboa.

Pedro tem vรกrios problemas identificados e muitas ideias para melhorar aquele eixo rodoviรกrio. O “mรญnimo” que pede sรฃo lombas e um radar. “Vimos vรกrios radares a serem instalados na cidade mas em zonas sem acesso pedonal, enquanto que aqui esta zona continua desprotegida.” Quanto a lombas, disseram-lhe que nรฃo podiam ser colocadas ali devido ร inclinaรงรฃo da avenida โ uma explicaรงรฃo que nรฃo convenceu o munรญcipe, que vรช lombas colocadas noutras artรฉrias igualmente inclinadas da cidade. Num patamar mais ambicioso, Pedro tem a proposta de dar ร Avenida das Forรงas Armadas um aspecto semelhante ao da Avenida 24 de Julho, na frente ribeirinha: transformar um dos sentidos da avenida num corredor BUS bidireccional, rodeado por uma ciclovia protegida; e o outro sentido ser dedicado a dois sentidos de trรขnsito generalizado. “Hoje temos aqui uma via BUS que nรฃo serve de muito, porque vemos os autocarros e tambรฉm ambulรขncias presas no trรขnsito dos carros”, diz, lembrando que o Hospital de Santa Maria fica no topo desta avenida.


Devido ร aparente inรฉrcia da Cรขmara de Lisboa, Pedro decidiu inscrever-se numa nova reuniรฃo camarรกria para fazer um ponto de situaรงรฃo, mas nรฃo foi seleccionado para falar. “Parece que os assuntos que vรฃo a estas reuniรตes sรฃo os que tรชm resposta fรกcil. Os de resposta difรญcil nรฃo sรฃo seleccionados. ร fรกcil fazer participaรงรฃo pรบblica desta forma”, questiona ao LPP. “Os responsรกveis pelo alinhamento desta reuniรฃo pรบblica recusaram-se a explicar os critรฉrios de selecรงรฃo das intervenรงรตes. Vรกrios munรญcipes que intervieram nessa reuniรฃo alegaram ter-se inscrito depois de mim e jรก ter falado mรบltiplas vezes noutras reuniรตes pรบblicas da Cรขmara sobre os mesmos temas.” Sem tempo de antena junto dos vereadores, Pedro foi ร Assembleia Municipal no passado dia 10 de Outubro, onde fez uma nova exposiรงรฃo pรบblica e entregou, tal como tinha feito em Dezembro, um documento detalhado do seu diagnรณstico aos responsรกveis polรญticos presentes. “Um assessor do Vice-Presidente, responsรกvel pela Mobilidade, tomou nota das minhas propostas. Mas atรฉ hoje nรฃo fui contactado”, diz.

Sem novas respostas da parte da autarquia, Pedro Franco e alguns vizinhos decidiram lanรงar uma petiรงรฃo, sintetizando as ideias que foram faladas ao longo deste artigo. E estรฃo ร procura de apoio junto da sociedade civil, tendo por esse motivo tambรฉm contactado o LPP.
“Esta petiรงรฃo pretende salvaguardar a seguranรงa rodoviรกria, sobretudo para o peรฃo, na zona de Entrecampos e mais especificamente na Av. das Forรงas Armadas, onde diariamente passam mais de 1000 carros acima de 70km/h. O excesso de trรกfego e velocidade descontrolada dos automรณveis tรชm de acabar. Os planos urbanรญsticos para Entrecampos, no รขmbito da Operaรงรฃo Integrada, tรชm de defender as pessoas que aqui vivem, trabalham, estudam e circulam sem ser de automรณvel. Nรฃo aceitamos mais mortes de peรตes. As vidas das pessoas tรชm de ser poupadas.”
โ petiรงรฃo lanรงada por Pedro e por alguns vizinhos
Pedro conhece o projecto de espaรงo pรบblico previsto para a Avenida das Forรงas Armadas no รขmbito da Operaรงรฃo Integrada de Entrecampos, que estรก em curso e que inclui algumas melhorias para a acessibilidade pedonal e circulaรงรฃo rodoviรกria, como:
- a fixaรงรฃo de trรชs vias de circulaรงรฃo rodoviรกria por sentido entre a rotunda de Entrecampos e a Avenida 5 de Outubro, o que permitirรก o alargamento do corredor central arborizado;
- a viragem ร esquerda da Avenida das Forรงas Armadas para a Avenida 5 de Outubro, de quem vem da rotunda de Entrecampos, รฉ anulada. E o espaรงo pรบblico na 5 de Outubro รฉ reorganizado com o estabelecimento de duas vias por sentido, a criaรงรฃo de um estacionamento subterrรขneo e o aumento do espaรงo pedonal;
- a viragem ร esquerda suprimida รฉ substituรญda pelo prolongamento da Rua da Cruz Vermelha, que criarรก uma nova ligaรงรฃo entre a Avenida 5 de Outubro e a Avenida da Repรบblica, retirando pressรฃo ร s Forรงas Armadas.
Para o jovem doutorando, este redesenho urbano รฉ a ambiรงรฃo mรญnima que se pede. Mas urgem, diz, medidas mais imediatas e eficazes de acalmia. Serรก que a Cรขmara de Lisboa vai concretizรก-las na Avenida das Forรงas Armadas?
