Histórico. Todos os transportes da área metropolitana de Lisboa já estão no Google Maps

Os autocarros do Barreiro chegaram ao Google Maps. Agora, e pela primeira vez, todos os modos e operadores de transporte público da área metropolitana de Lisboa estão na aplicação de navegação mais popular do mundo, permitindo a pesquisa integrada de horários e percursos.

Os Transportes Colectivos do Barreiro chegaram ao Google Maps (fotografia LPP)

Já é possível consultar todos os horários e percursos de todas as opções de transporte público na área metropolitana de Lisboa no Google Maps. Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) chegaram finalmente à aplicação de navegação mais popular do mundo, preenchendo o vazio que existia em relação aos autocarros do Barreiro.

Com esta integração, os passageiros podem agora planear as suas viagens de forma mais eficiente e conveniente, tendo acesso a informações sobre os horários de partida e chegada, as rotas mais rápidas e as alternativas de transporte disponíveis, conjugando metro, autocarro, eléctrico, barco e comboio – não só no Barreiro como ao nível metropolitano.

Os TCB eram o único operador de transporte público em toda a área metropolitana sem informação disponível no Google Maps, pelo que, no Barreiro, os utilizadores só tinham acesso à oferta da Carris Metropolitana e da CP. Agora, quem chegar, por exemplo, ao terminal fluvial do Barreiro consegue saber todos os autocarros disponíveis até ao destino, pesquisando a alternativa mais rápida entre as várias opções e operadores. Para saber que trajecto fazer, basta fazer uma pesquisa no Google Maps, colocando o destino. A aplicação não só indica as opções mais rápidas no imediato como permite que o utilizador faça uma pesquisa para qualquer horário. É também possível consultar todas as partidas de uma determinada paragem de autocarro, bastante clicar no ícone desta.

A digitalização dos transportes públicos é fundamental. Mais que horários afixados nas paragens, ter acesso à informação no telemóvel permite fazer uma pesquisa mais integrada e mais completa, o que melhora a acessibilidade e da mobilidade na área metropolitana de Lisboa. A chegada dos TCB ao Google Maps é importante para os residentes do Barreiro, que agora têm uma ferramenta robusta para navegar na rede de transportes públicos da região. Mas é ainda mais importante para quem visita o Barreiro esporadicamente e não está familiarizado com o autocarro que tem de apanhar.

Apesar de já estarem todos os transportes públicos no Google Maps, fica a falta ainda um caminho, nomeadamente com a disponibilização de informação em tempo real e de avisos, seja de interrupções ou alterações de serviço, seja de atrasos. Note-se que os TCB já tinham informação disponível no CityMapper e também na Moovit, duas aplicações muito utilizadas por passageiros de transporte público. No entanto, o Google Maps é mais abrangente e conjuga outras opções de mobilidade.

Os TCB no terminal fluvial do Barreiro (fotografia LPP)

Da mesma forma que colocamos o Waze ou o Google Maps no carro para sabermos para onde ir, e que recebemos informação em tempo real sobre o trânsito e eventuais cortes de estrada, temos de ser capazes de ter informação completa e e em tempo real sobre transporte público para que este possa ser competitivo. A disponibilidade dessa informação depende muitas vezes dos operadores, que por vezes não estão conscientes da importância dessa transparência.

Fica com um panorama actual da digitalização dos transportes públicos da região metropolitana de Lisboa, por operador:

OperadorGoogle MapsApple MapsCityMapperMoovit*
Carris✅ dados em tempo real
✅ avisos de alterações de serviço
☑️ dados estáticos✅ dados em tempo real
✅ avisos de alterações de serviço
✅ dados em tempo real
✅ avisos de alterações de serviço
Carris Metropolitana✅ dados em tempo real
✅ avisos de alterações de serviço
✅ dados em tempo real✅ dados em tempo real
✅ avisos de alterações de serviço
✅ dados em tempo real
✅ avisos de alterações de serviço
MobiCascais☑️ dados estáticos❌ sem dados☑️ dados estáticos☑️ dados estáticos
TCBarreiro☑️ dados estáticos❌ sem dados☑️ dados estáticos☑️ dados estáticos
Metro de Lisboa☑️ dados estáticos☑️ dados estáticos✅ dados em tempo real☑️ dados estáticos
MTS☑️ dados estáticos❌ sem dados☑️ dados estáticos☑️ dados estáticos
CP☑️ dados estáticos
✅ avisos de alterações de serviço
☑️ dados estáticos✅ dados em tempo real
✅ avisos de alterações de serviço
✅ dados em tempo real
✅ avisos de alterações de serviço
Fertagus☑️ dados estáticos☑️ dados estáticos✅ dados em tempo real✅ dados em tempo real
TTSL☑️ dados estáticos☑️ dados estáticos✅ dados em tempo real☑️ dados estáticos
*a aplicação Moovit tem dados estáticos do Funicular da Graça, do Eléctrico de Sintra e do Teleférico do Parque das Nações, dos autocarros e eléctricos turísticos de Lisboa, da Scortturb (autocarros turísticos de Sintra), e alguns operadores que vão para fora da AML, como a Rodoviária do Oeste, a Ribatejana e a Rodoviária do Tejo.
PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.

O nosso jornalismo não Sobrevive sem ti

a partir de 2,5 €/mês. Ganha benefícios exclusivos: zero anúncios, newsletter e Jornal LPP.