E se a Ribeira das Naus voltasse a fechar aos carros todos os domingos?

Opiniรฃo.

Neste domingo, 22 de Setembro, a Ribeira das Naus voltou a estar totalmente fechada ao trรขnsito automรณvel e aberta ร s pessoas, algo que nรฃo acontecia hรก quatro ou cinco anos. Porque nรฃo tornรก-la assim todos os domingos?

A Ribeira das Naus sem carros, a 22 de Setembro de 2024 (fotografia LPP)

Este domingo, 22 de Setembro, a Ribeira das Naus voltou a estar totalmente encerrada ao trรขnsito automรณvel e aberta ร s pessoas, o que jรก nรฃo acontecia hรก quatro ou cinco anos. Para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade e, em particular, o Dia Europeu Sem Carros, a Cรขmara de Lisboa surpreendeu tudo e todos ao cortar o trรขnsito nesta avenida ribeirinha da cidade, que atravessa o Terreiro do Paรงo e que liga o Cais do Sodrรฉ ao Campo das Cebolas. Durante o dia, todo o espaรงo rodoviรกrio esteve disponรญvel para caminhar e pedalar ร  vontade, contemplando o rio e o silรชncio.

Anรบncio da Cรขmara de Lisboa, de 2018, ร  Ribeira das Naus pedonal aos domingos, iniciativa que comeรงou a ser testada em Agosto (via CML)

O encerramento da Ribeira das Naus aos carros nรฃo รฉ inรฉdito. Em Agosto de 2018, a autarquia entรฃo liderada pelo socialista Fernando Medina lanรงava a iniciativa A Rua ร‰ Sua, promovendo o fecho daquela artรฉria aos carros todos os domingos e feriados daquele mรชs. O aparente sucesso da iniciativa levou a Cรขmara a prolongar o encerramento temporรกrio da Ribeira das Naus aos domingos a partir de Setembro, transformando toda aquela zona num local de lazer, de silรชncio e de contemplaรงรฃo do rio. No entanto, em 2020, meteu-se a pandemia e, apesar de esta ter trazido uma discussรฃo sobre a necessidade de recuperar espaรงo pรบblico ao automรณvel, a Cรขmara, que continuava nas mรฃos de Medina, nunca retomou o A Rua ร‰ Sua na Ribeira das Naus e meio que fingiu que nunca tinha acontecido.

Faltou ambiรงรฃo, assertividade e, cima de tudo, coerรชncia aos socialistas.

Jรก em 2014, quando o Presidente era Antรณnio Costa (PS), antecessor de Medina, se falava na pedonalizaรงรฃo temporรกria da Ribeira das Naus, meses depois de concluรญdas a segunda fase de requalificaรงรฃo daquele eixo. O entรฃo autarca chegou a admitir, numa reuniรฃo de Cรขmara, que a Ribeira das Naus nรฃo teria carros aos fins-de-semana e durante as fรฉrias escolares. O gabinete de Costa dizia ao Pรบblico que o objectivo era que “o maior nรบmero de pessoas, as crianรงas e as famรญlias” pudesse, “usufruir deste espaรงo espectacular”. A ideia tinha colhido algum apoio ร  direita, com Joรฃo Gonรงalves Pereira, vereador do CDS, a dizer que via com bons olhos a soluรงรฃo adoptada e com Antรณnio Prรดa, do PSD, a achar a ideia “interessante ร  partida” mas com dรบvidas sobre se tinha sido feito algum estudo de trรกfego que sustentasse o corte e se as alternativas existentes eram as adequadas.

Quanto entre 2013 e 2014 se deu uma nova face ร  frente ribeirinha entre a Praรงa do Comรฉrcio e a Ribeira das Naus, pretendia-se que a circulaรงรฃo automรณvel nessa zona fosse muito reduzida. Isso mesmo pode ser visto pelo desenho das vias e pelos materiais escolhidos pelos arquitectos, que pretendiam quase estabelecer uma รกrea de coexistรชncia entre veรญculos e peรตes. Mas essas intenรงรตes nรฃo chegaram a afirmar-se na prรกtica, por a Ribeira das Naus ter assumido uma posiรงรฃo central na ligaรงรฃo entre as zona ocidental (Belรฉm) e a parte oriental (Parque das Naรงรตes) da cidade de Lisboa.

A Ribeira das Naus sem carros, a 22 de Setembro de 2024 (fotografia LPP)

Todavia, essa ligaรงรฃo pode ser feita com a chamada 5ยช Circular, uma ideia dos planos mais antigos da capital e que Carlos Moedas (PSD/CDS) recuperou, ainda que sem o sucesso anunciado. Contudo, se se cortasse efectivamente o trรขnsito na Ribeira das Naus, os condutores passariam a sรณ conseguir aceder, de um lado, ao Cais do Sodrรฉ e, do outro, ao Campo das Cebolas/Terreiro do Paรงo, o que levaria a que esse trรขnsito passasse a ser efectivamente local โ€“ isto รฉ, de carros que tivessem como destino estas partes da cidade mas que nรฃo quisessem atravessar de um lado ao outro. Todos os carros que fossem esse trรขnsito de atravessamento teriam forรงosamente de utilizar a 5ยช Circular, entre Santos/Alcรขntara e Chelas/Marvila, para ir da zona ocidental ร  oriental. A interrupรงรฃo da circulaรงรฃo na Ribeira das Naus pode ser o ingrediente que falta para a 5ยช Circular resultar.

(Note-se que o corte da Ribeira das Naus nรฃo esteve previsto no ambicioso plano da ZER Avenida-Baixa-Chiado (ZER ABC), que Medina apresentou em 2020 para revolucionar toda a รกrea da Baixa e do Chiado, a partir de uma parte da Avenida da Liberdade. Um plano que Medina, em 2021, acabou por suspender e que Moedas nรฃo quis depois, em 2022, recuperar. Na ZER ABC entendia-se que ser necessรกrio manter a circulaรงรฃo na frente ribeirinha, para compensar as restriรงรตes na malha pombalina.)

Mas falemos, para jรก, de encerramentos temporรกrios. Durante este domingo, na Ribeira das Naus reinou o silรชncio โ€“ excepto durante as horas em que um comรญcio do PCP, que nรฃo deveria ter sido realizado naquele local, naquele dia โ€“ e sentiu-se aquela brisa do rio. Nรฃo houve buzinas impacientes, ruรญdo de motores ou pneus, nem poluiรงรฃo de tubos de escape. Muitas pessoas aproveitaram o espaรงo extra para caminhar, ainda que com algum receio, por forรงa do hรกbito de aquela รกrea nรฃo ser pedonal. Porque nรฃo cortar mais vezes o trรขnsitoโ€จna Ribeira das Naus? Porque nรฃo fazรช-lo todos os domingos, como jรก aconteceu antes, durante dois anos no prรฉ-pandemia?

Estes encerramentos temporรกrios, em dias de menor trรขnsito, podem ser um bom compromisso entre manter as ligaรงรตes rodoviรกrias durante os dias รบteis e oferecer espaรงos de lazer nos dias de descanso. E podem, acima de tudo, ajudar a criar novos hรกbitos nas populaรงรตes, mostrando ร s pessoas o que determinadas ruas, avenidas ou praรงas poderiam ser com outros usos.

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