A consultora dinamarquesa Copenhagenize, contratada por Moedas, acredita que “Lisboa tem potencial para se tornar uma das principais cidades ciclรกveis, nos prรณximos 5 a 10 anos”.

Depois da apresentaรงรฃo aos jornalistas, a Cรขmara de Lisboa publicou no seu site o relatรณrio da auditoria realizada pela consultora dinamarquesa Copenhagenize ร rede ciclรกvel da cidade. O documento, composto por trรชs anexos, destaca que “Lisboa tem potencial para se tornar uma das principais cidades ciclรกveis, nos prรณximos 5 a 10 anos”and the principal desafio da cidade nos prรณximos anos deve ser “a melhoria, a ligaรงรฃo e a expansรฃo simultรขneas da rede ciclรกvel existente”.

De acordo com a Copenhagenize, esse desafio “implica a realizaรงรฃo de melhorias pontuais em toda a infraestrutura actual para ligar as ciclovias atravรฉs de cruzamentos e para resolver as ligaรงรตes em falta na conetividade local. Estas melhorias incluem a resoluรงรฃo de problemas de seguranรงa nos cruzamentos e o reforรงo da legibilidade e coerรชncia globais das infraestruturas existentes, incluindo a sinalizaรงรฃo e a orientaรงรฃo. Deve ser dada prioridade ao preenchimento de pequenas lacunas e ร simplificaรงรฃo das transiรงรตes entre ruas”. A consultora dinamarquesa acrescenta que “รฉ imperativo acompanhar a expansรฃo da rede e a resoluรงรฃo dos problemas de alta prioridade, com uma revisรฃo sistemรกtica da infraestrutura ciclรกvel existente”.
O relatรณrio da auditoria tem mais de 100 pรกginas (sem contar com os anexos) e resulta de um trabalho de anรกlise aos dados da infraestrutura ciclรกvel e da cidade, bem como da experiรชncia de quatro dias a pedalar pela cidade e a filmar toda a rede. Foi ainda realizado um inquรฉrito online aos utilizadores, em Junho do ano passado, e um workshop com tรฉcnicos municipais, numa lรณgica de capacitaรงรฃo local.
๐ Documents
“O mais importante a nรญvel estratรฉgico sรฃo as ligaรงรตes em falta ao longo do limite ocidental da cidade e entre as partes ribeirinha e central da rede”, aponta o relatรณrio, referindo “a nรญvel local, algumas destas ligaรงรตes em falta” podem ser feitas com “relativamente pouco investimento”. O documento diz que uma ligaรงรฃo entre a Praรงa do Chile e o rio, atravรฉs da Rua Morais Soares e da Avenida Mouzinho de Albuquerque, รฉ uma das mais prioritรกrias, bem como entre o Marquรชs de Pombal e o meio da Almirante Reis, entre Benfica e Algรฉs pelos limites da cidade, ou ligaรงรตes entre as zonas residenciais de Alcรขntara e Belรฉm, pela Rua da Junqueira. A Avenida de Roma tambรฉm รฉ prioritรกria.
TOP 5 / Lista de conexรตes de alta prioridade que precisam de infraestrutura
- Rua รurea / Rua da Prata / Rua Dos Fanqueiros
- Avenida Mouzinho De Albuquerque
- Rua Da Junqueira
- Avenida Conselheiro Fernando De Sousa
- Benfica Road
Mas na lista das cinco “conexรตes de alta prioridade que precisam de infraestrutura”, a Copenhagenize colocou a Baixa (nomeadamente as ruas do Ouro e dos Fanqueiros, pois a Rua da Prata jรก tem), a Avenida Mouzinho De Albuquerque, a Rua da Junqueira, a Avenida Conselheiro Fernando de Sousa, entre as Amoreiras e Campolide, e a Estrada de Benfica. Quanto ao conforto, apontam que os arruamentos com mais problemas sรฃo as avenidas Infante Dom Henrique, da Brasรญlia e da Liberdade, onde, aliรกs, dizem que deve existir uma ciclovia segregada.
O relatรณrio da auditoria aponta ainda para a nรฃo remoรงรฃo de infraestrutura rodoviรกria, como aconteceu na Avenida de Berna. “A cidade deve aderir a um princรญpio que dita a nรฃo remoรงรฃo de infraestruturas dedicadas para bicicletas e trotinetas, sem que sejam providenciadas de antemรฃo alternativas equivalentes ou de maior qualidade”, pode ler-se. Apesar de a visita da Copenhagenize ter decorrido antes de qualquer alteraรงรฃo ร ciclovia na avenida que liga a Praรงa de Espanha ร Avenida da Repรบblica, o documento tece duras crรญticas e alguns corredores 30+bici, em particular ao da Avenida Elias Garcia, apontando-o como uma das trรชs ruas 30+bici que “precisam de reformulaรงรฃo”. A Elias Garcia, juntamente com a Avenida Barbosa du Bocage, que a Copenhagenize tambรฉm critica enquanto ligaรงรฃo 30+bici, foi a alternativa que a Cรขmara deu aos ciclistas depois de encurtar a pista na Avenida de Berna. “As ruas 30+bici na รกrea em torno da Avenida Elias Garcia tรชm um volume de trรกfego elevado e nรฃo sรฃo confortรกveis de utilizar durante a hora de ponta”, escrevem os auditores. “As bicicletas ficam presas nos engarrafamentos.”
SWOT analysis
Pontos fortes
- Jรก existem muitos quilรณmetros de ciclovias protegidas, garantindo um certo nรญvel de seguranรงa e visibilidade;
- Essas ligaรงรตes protegidas sรฃo um esqueleto da rede que jรก cobre muitas partes da cidade e destinos importantes;
- A GIRA estรก a aumentar a disponibilidade de bicicletas elรฉctricas e ajuda a normalizar a bicicleta entre os grupos etรกrios mais jovens.
Pontos fracos
- Faltam ligaรงรตes locais de pequena escala, entre os principais elementos da rede;
- Zonas mal servidas na cidade, com pouca ou nenhuma infraestrutura para bicicletas;
- Infraestruturas nem sempre garantem uma separaรงรฃo saudรกvel entre utilizadores de velocรญpedes e peรตes, levando a conflitos;
- Partes significativas das ligaรงรตes nรฃo sรฃo suficientemente largas;
- A grande maioria da rede rodoviรกria tem limites afixados de 50 km/h, o que constitui uma velocidade altamente letal em caso de colisรฃo com utentes vulnerรกveis da estrada.
Opportunities
- Alguns pequenos ajustes podem fazer uma grande diferenรงa no desempenho da rede.
- Melhorias rรกpidas e baratas nos cruzamentos podem melhorar a seguranรงa e a experiรชncia de quem circula de bicicleta;
- Muitas vias rodoviรกrias de acesso poderiam ser suprimidas, melhorando significativamente a seguranรงa dos utilizadores de velocรญpedes.
- Os semรกforos para bicicletas poderiam ser programados para dar aos ciclistas um avanรงo, ou prรฉ-verde, antes do trรกfego motorizado;
- As ruas 30+bici tรชm um grande potencial ao nรญvel local se forem desenhadas correctamente, com mais medidas fรญsicas de reduรงรฃo de trรกfego;
- As ruas 30+bici sรฃo tambรฉm um รณtimo primeiro passo para implementar mais pistas de contra-fluxo para bicicletas;
- A rede jรก dispรตe de ligaรงรตes de longa distรขncia, em vias rรกpidas e que podem ser tornadas mais atrativas e agradรกveis.
Threats
- Infraestruturas mais antigas podem necessitar de investimentos significativos para manutenรงรฃo e melhoramentos, o que pode consumir os recursos necessรกrios para construir novas infraestruturas e colmatar lacunas;
- Os conflitos polรญticos sobre o valor do estacionamento sรฃo muitas vezes difรญceis de ultrapassar;
- Uma certa mentalidade leva as pessoas a pensar que algumas zonas de Lisboa sรฃo demasiado acidentadas para bicicletas e infraestruturas para velocรญpedes;
- As zonas 30+bici existentes carecem muitas vezes de acalmia de trรกfego e incentivam os automรณveis a utilizar essas ruas, permitindo o excesso de velocidade.
Principais conclusรตes
- Melhorar os cruzamentos, tornando-os mais seguros. Alguns cruzamentos requerem apenas pequenas adaptaรงรตes, como a adiรงรฃo de superfรญcies coloridas para marcar as passagens para bicicletas, a adiรงรฃo de sinalรฉtica para sensibilizar os condutores de automรณveis ou a instalaรงรฃo de semรกforos;
- Tornar os cruzamentos em que existem viragens ร esquerda ou ร direita de carros, colocando sinalรฉtica que lembre os condutores de automรณveis de que podem existir bicicletas a passar, protegendo esses cruzamentos ou optando por ciclovias unidireccionais a bidireccionais;
- Melhorar a Avenida da Liberdade com ciclovias protegidas, tendo em conta a importรขncia desta avenida para a conetividade global da rede nรฃo pode ser subestimada e a largura do corredor;
- Melhorar a continuidade com a eliminaรงรฃo de lacunas locais e a adiรงรฃo de novas ligaรงรตes locais, incluindo atalhos sรณ para bicicleta, tornando este meio de transporte mais competitivo que outros em termos de tempo. Por vezes, pode ser sรณ uma rampa ou marcaรงรตes;
- Colocar sinalรฉtica orientar melhor os ciclistas nos cruzamentos e entre partes da rede;
- Preencher as ligaรงรตes em falta de alto nรญvel, comeรงando pelas de alta prioridade que estรฃo identificadas no relatรณrio da auditoria;
- Acrescentar estacionamento de longa duraรงรฃo para bicicletas nas estaรงรตes de comboio e estacionamento de curta duraรงรฃo nas estaรงรตes de metro para melhorar a intermodalidade;
- Acabar com as interrupรงรตes de ciclovia junto aos abrigos de autocarro, com soluรงรตes de design que permitam ter uma ciclovia contรญnua;
- Melhorar as antigas ciclovias “vermelhas”, tornando-as mais intuitivas, resolvendo as descontinuidades e adaptando-as aos padrรตes de design mais recentes;
- Melhorar a separaรงรฃo dos peรตes nas zonas ciclopedonais, como na frente ribeirinha, para aumentar o conforto e resolver os conflitos. A estruturaรงรฃo das zonas ciclopedonais com assentos, sombra e vegetaรงรฃo melhora o espaรงo e dรก aos utilizadores uma indicaรงรฃo mais clara da parte que lhes รฉ destinada;
- Adicionar marcaรงรตes mais claras e melhorar os espaรงos para peรตes para os afastar das infraestruturas para bicicletas. Em muitos locais da cidade, os peรตes estรฃo a utilizar as infraestruturas para bicicletas como passeios, o que dificulta uma circulaรงรฃo contรญnua e gera conflitos. Com marcaรงรตes de espaรงo e com pavimentos confortรกveis nos passeios, pode ser resolvida esta questรฃo;
- Melhorar e unificar a conceรงรฃo dos cruzamentos em toda a rede, uma vez que a existรชncia de vรกrios desenhos de cruzamento unificados facilita a travessia para as bicicletas e permite que os automรณveis saibam o que esperar em termos de movimentos e tempos para as bicicletas;
- Reduรงรฃo de trรกfego em ruas 30+bici que excedam 2000 carros por dia com medidas de acalmia nos bairros. Se as ruas forem importantes demasiado importantes para a conetividade automรณvel, nรฃo recomenda-se a utilizaรงรฃo deste conceito em ruas mais calmas. Devido ao trรกfego automรณvel, os corredores 30+bici estรฃo muitas vezes entupidos de carros, dificultando a passagem das bicicletas, o que resulta num menor conforto e em mais conflitos;
- Desenvolver uma campanha de informaรงรฃo para os percursos de longa distรขncia existentes ao longo do rio e de itinerรกrios principais. Estes tipo de percursos podem beneficiar de uma sinalรฉtica prรณpria, que oriente melhor os utilizadores e atraia novos utilizadores;
- Densificar a rede, acrescentando ligaรงรตes paralelas e nรฃo esquecendo a expansรฃo dessa rede para zonas mais afastadas, como Belรฉm e Benfica;
- Alargar as ciclovias mais movimentadas, como a Avenida da Repรบblica. Alargรก-las de acordo com as melhores prรกticas internacionais aumentarรก a sua usabilidade, a perceรงรฃo de seguranรงa e conforto e, dessa forma, atrairรก novos utilizadores, facilitando ao mesmo tempo a vida dos actuais. Depois de alargar as ciclovias mais frequentadas, as partes estreitas de toda a rede devem ser alargadas;
- Uniformizar a cor das ciclovias. Embora este seja um problema de baixa prioridade, uma rede uniforme de bicicletas aumenta a legibilidade e a intuitividade;
- Continuar a expandir a rede, depois de melhorar as condiรงรตes na cidade, colmatar lacunas e alcanรงar uma estrutura de rede densa.
O relatรณrio da auditoria รฉ denso e recheados de ideias, problemas, mas tambรฉm de soluรงรตes. A Copenhagenize desenhou 20 ideias para ruas, avenidas e cruzamentos. Destes desenhos, os auditores consideram que a descontinuidade do Largo da Luz, a Rua Morais Soares, a Avenida da Igreja e os cruzamentos da Av. Fontes Pereira de Melo deveriam ser dos mais prioritรกrios โ ou seja, poderiam e deveriam ser implementados dentro de um ano.
Nas propostas estรก ainda um “novo centro histรณrico”, com filtros modais que permitam retirar carros da Baixa, um modelo 30+bici para a Avenida Elias Garcia, que poderia ser replicado noutras zonas da cidade, ou ainda uma ideia para melhorar toda a Praรงa de Espanha.
Podes descarregar toda a documentaรงรฃo da auditoria ร rede ciclรกvel neste artigo ou on the Chamber's website.