CML publishes the long-awaited audit of Lisbon's cycling network. What are the conclusions?

Ajuda-nos a chegar ร s 500 assinaturas, assina aqui.

A consultora dinamarquesa Copenhagenize, contratada por Moedas, acredita que “Lisboa tem potencial para se tornar uma das principais cidades ciclรกveis, nos prรณximos 5 a 10 anos”.

Uma ciclovia em Lisboa (fotografia LPP)

Depois da apresentaรงรฃo aos jornalistas, a Cรขmara de Lisboa publicou no seu site o relatรณrio da auditoria realizada pela consultora dinamarquesa Copenhagenize ร  rede ciclรกvel da cidade. O documento, composto por trรชs anexos, destaca que “Lisboa tem potencial para se tornar uma das principais cidades ciclรกveis, nos prรณximos 5 a 10 anos”and the principal desafio da cidade nos prรณximos anos deve ser “a melhoria, a ligaรงรฃo e a expansรฃo simultรขneas da rede ciclรกvel existente”.

De acordo com a Copenhagenize, esse desafio “implica a realizaรงรฃo de melhorias pontuais em toda a infraestrutura actual para ligar as ciclovias atravรฉs de cruzamentos e para resolver as ligaรงรตes em falta na conetividade local. Estas melhorias incluem a resoluรงรฃo de problemas de seguranรงa nos cruzamentos e o reforรงo da legibilidade e coerรชncia globais das infraestruturas existentes, incluindo a sinalizaรงรฃo e a orientaรงรฃo. Deve ser dada prioridade ao preenchimento de pequenas lacunas e ร  simplificaรงรฃo das transiรงรตes entre ruas”. A consultora dinamarquesa acrescenta que “รฉ imperativo acompanhar a expansรฃo da rede e a resoluรงรฃo dos problemas de alta prioridade, com uma revisรฃo sistemรกtica da infraestrutura ciclรกvel existente”.

O relatรณrio da auditoria tem mais de 100 pรกginas (sem contar com os anexos) e resulta de um trabalho de anรกlise aos dados da infraestrutura ciclรกvel e da cidade, bem como da experiรชncia de quatro dias a pedalar pela cidade e a filmar toda a rede. Foi ainda realizado um inquรฉrito online aos utilizadores, em Junho do ano passado, e um workshop com tรฉcnicos municipais, numa lรณgica de capacitaรงรฃo local.

“O mais importante a nรญvel estratรฉgico sรฃo as ligaรงรตes em falta ao longo do limite ocidental da cidade e entre as partes ribeirinha e central da rede”, aponta o relatรณrio, referindo “a nรญvel local, algumas destas ligaรงรตes em falta” podem ser feitas com “relativamente pouco investimento”. O documento diz que uma ligaรงรฃo entre a Praรงa do Chile e o rio, atravรฉs da Rua Morais Soares e da Avenida Mouzinho de Albuquerque, รฉ uma das mais prioritรกrias, bem como entre o Marquรชs de Pombal e o meio da Almirante Reis, entre Benfica e Algรฉs pelos limites da cidade, ou ligaรงรตes entre as zonas residenciais de Alcรขntara e Belรฉm, pela Rua da Junqueira. A Avenida de Roma tambรฉm รฉ prioritรกria.

Mas na lista das cinco “conexรตes de alta prioridade que precisam de infraestrutura”, a Copenhagenize colocou a Baixa (nomeadamente as ruas do Ouro e dos Fanqueiros, pois a Rua da Prata jรก tem), a Avenida Mouzinho De Albuquerque, a Rua da Junqueira, a Avenida Conselheiro Fernando de Sousa, entre as Amoreiras e Campolide, e a Estrada de Benfica. Quanto ao conforto, apontam que os arruamentos com mais problemas sรฃo as avenidas Infante Dom Henrique, da Brasรญlia e da Liberdade, onde, aliรกs, dizem que deve existir uma ciclovia segregada.

O relatรณrio da auditoria aponta ainda para a nรฃo remoรงรฃo de infraestrutura rodoviรกria, como aconteceu na Avenida de Berna. “A cidade deve aderir a um princรญpio que dita a nรฃo remoรงรฃo de infraestruturas dedicadas para bicicletas e trotinetas, sem que sejam providenciadas de antemรฃo alternativas equivalentes ou de maior qualidade”, pode ler-se. Apesar de a visita da Copenhagenize ter decorrido antes de qualquer alteraรงรฃo ร  ciclovia na avenida que liga a Praรงa de Espanha ร  Avenida da Repรบblica, o documento tece duras crรญticas e alguns corredores 30+bici, em particular ao da Avenida Elias Garcia, apontando-o como uma das trรชs ruas 30+bici que “precisam de reformulaรงรฃo”. A Elias Garcia, juntamente com a Avenida Barbosa du Bocage, que a Copenhagenize tambรฉm critica enquanto ligaรงรฃo 30+bici, foi a alternativa que a Cรขmara deu aos ciclistas depois de encurtar a pista na Avenida de Berna. “As ruas 30+bici na รกrea em torno da Avenida Elias Garcia tรชm um volume de trรกfego elevado e nรฃo sรฃo confortรกveis de utilizar durante a hora de ponta”, escrevem os auditores. “As bicicletas ficam presas nos engarrafamentos.”

O relatรณrio da auditoria รฉ denso e recheados de ideias, problemas, mas tambรฉm de soluรงรตes. A Copenhagenize desenhou 20 ideias para ruas, avenidas e cruzamentos. Destes desenhos, os auditores consideram que a descontinuidade do Largo da Luz, a Rua Morais Soares, a Avenida da Igreja e os cruzamentos da Av. Fontes Pereira de Melo deveriam ser dos mais prioritรกrios โ€“ ou seja, poderiam e deveriam ser implementados dentro de um ano.

Nas propostas estรก ainda um “novo centro histรณrico”, com filtros modais que permitam retirar carros da Baixa, um modelo 30+bici para a Avenida Elias Garcia, que poderia ser replicado noutras zonas da cidade, ou ainda uma ideia para melhorar toda a Praรงa de Espanha.

Podes descarregar toda a documentaรงรฃo da auditoria ร  rede ciclรกvel neste artigo ou on the Chamber's website.

Gostaste deste artigo? Foi-te รบtil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.