A electrificação das 400 bicicletas “clássicas” da GIRA está planeada para este ano e irá custar cerca de 520 mil euros, em peças. A prometida integração da GIRA com Navegante estará para muito breve.

Quando as bicicletas partilhadas de Lisboa foram lançadas, em 2017/18, pensou-se num sistema misto de bicicletas “clássicas” – isto é, sem assistência eléctrica – e de bicicletas eléctricas. A ideia inicial passava, inclusive, por cobrar mais aos utilizadores por viagens em bicicletas eléctricas do que nas clássicas. No entanto, rapidamente se percebeu que, numa cidade não tão plana como Lisboa, as “GIRAs clássicas” não tinham a mesma popularidade que as demais. Por isso, a EMEL não voltou a comprar bicicletas não eléctricas e, agora, prepara-se para fazer a electrificação das 400 “clássicas” da actual frota.
Esta electrificação tinha sido anunciada em Dezembro passado no orçamento do município e da EMEL para 2023, e vai custar cerca de 520 mil euros, em peças. O “fornecimento, de forma faseada, de componentes para electrificação das bicicletas convencionais que integram o sistema de bicicletas públicas partilhadas da cidade de Lisboa” foi repartido pela EMEL em cinco lotes distintos. A empresa municipal vai receber peças como rodas com motor eléctrico, baterias, cabos, travões, kits GPS e luzes de três empresas distintas – a Lightmobie, a Edmtech e a Castanheira E Castanheira –, seleccionadas através de concursos públicos.

O plano da Câmara de Lisboa e da EMEL para este ano passa por reforçar o sistema GIRA com as 400 bicicletas “clássicas” electrificadas, uma vez que actualmente; apesar de estas bicicletas estarem à disposição da população já hoje, a verdade é que, na prática, muitos utilizadores da GIRA acabam por não escolher estes veículos sem assistência eléctrica para fazer as suas viagens, pelo que as bicicletas vão ficando paradas nas docas.
“A EMEL tem planos muito concretos para que isso aconteça no mais breve espaço de tempo, estando já em curso a tramitação para o procedimento de aquisição de mais 2 000 bicicletas (todas eléctricas, indo ao encontro das preferências demonstradas pelos utilizadores), 500 das quais já no próximo ano. Paralelamente, procura-se um parceiro para a reparação e simultânea eletrificação de 400 bicicletas que se encontram em oficina – com estas duas medidas será possível duplicar, já em 2023, a frota em disponibilidade.”
– PAO da EMEL para 2023-2026
Novas estações instaladas
No início de Março, a EMEL começou a instalar novas estações GIRA na cidade, incluindo as primeiras duas da freguesia do Beato. A empresa municipal e a Câmara de Lisboa prevêem expandir o sistema de bicicletas partilhadas a um ritmo de 20 novas estações por ano, sendo que neste 2023 está previsto activar nove estações colocadas na rua ainda no ano passado, além das 20 novas estações anuais a instalar – no total de 29 novas estações.

A GIRA conta actualmente com 139 estações activas e 1600 bicicletas teóricas, podendo dizer-se que está concluída, com cinco anos de atraso, a primeira fase do sistema, que previa 140 estações e 1410 bicicletas e que tinha como primeira data Outubro de 2017. Os esforços concentram-se agora na segunda fase, cuja ambição é chegar a 300 estações e 3000 bicicletas até 2026, levando a que a rede cubra todas as freguesias da cidade.
Integração com Navegante para breve
A EMEL e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), responsável pelo tarifário Navegante, preparam-se para lançar muito em breve a aguardada integração da GIRA com o passe. Conforme anunciado, será numa primeira fase apenas para residentes em Lisboa (domicílio fiscal) em duas faixas etárias: estudantes até aos 23/24 anos (portadores do passe Navegante Sub23) e maiores de 65 anos (passe Navegante +65).
Capturas de ecrã obtidas pelo Lisboa Para Pessoas mostram como o novo passe GIRA Navegante irá funcionar: serão gratuitas apenas viagens até 45 minutos, sendo que se os utilizadores excederem esse tempo terão de pagar um valor adicional ou pagar com pontos, tal como acontece nos restantes passes (Diário, Mensal e Anual).



Para usar o Navegante com a GIRA, será apenas preciso adicionar o número do cartão na aplicação e aceitar os termos e condições do serviço.
A gratuitidade da GIRA para estudantes até aos 23/24 anos e maiores de 65 anos estava prevista para o primeiro trimestre deste ano, tendo sido uma medida da Câmara de Lisboa apresentada pelo executivo de Moedas no contexto de um pacote anti-inflacção.