EMEL adjudica electrificação das “GIRAs clássicas” e prepara integração com Navegante

A electrificação das 400 bicicletas “clássicas” da GIRA está planeada para este ano e irá custar cerca de 520 mil euros, em peças. A prometida integração da GIRA com Navegante estará para muito breve.

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Quando as bicicletas partilhadas de Lisboa foram lançadas, em 2017/18, pensou-se num sistema misto de bicicletas “clássicas” – isto é, sem assistência eléctrica – e de bicicletas eléctricas. A ideia inicial passava, inclusive, por cobrar mais aos utilizadores por viagens em bicicletas eléctricas do que nas clássicas. No entanto, rapidamente se percebeu que, numa cidade não tão plana como Lisboa, as “GIRAs clássicas” não tinham a mesma popularidade que as demais. Por isso, a EMEL não voltou a comprar bicicletas não eléctricas e, agora, prepara-se para fazer a electrificação das 400 “clássicas” da actual frota.

Esta electrificação tinha sido anunciada em Dezembro passado no orçamento do município e da EMEL para 2023, e vai custar cerca de 520 mil euros, em peças. O “fornecimento, de forma faseada, de componentes para electrificação das bicicletas convencionais que integram o sistema de bicicletas públicas partilhadas da cidade de Lisboa” foi repartido pela EMEL em cinco lotes distintos. A empresa municipal vai receber peças como rodas com motor eléctrico, baterias, cabos, travões, kits GPS e luzes de três empresas distintas – a Lightmobie, a Edmtech e a Castanheira E Castanheira –, seleccionadas através de concursos públicos.

A contratação de peças para a electrificação das “GIRAs clássicas” sur le portail de la base

O plano da Câmara de Lisboa e da EMEL para este ano passa por reforçar o sistema GIRA com as 400 bicicletas “clássicas” electrificadas, uma vez que actualmente; apesar de estas bicicletas estarem à disposição da população já hoje, a verdade é que, na prática, muitos utilizadores da GIRA acabam por não escolher estes veículos sem assistência eléctrica para fazer as suas viagens, pelo que as bicicletas vão ficando paradas nas docas.

"EMEL a des projets très concrets pour y parvenir le plus rapidement possible, et la procédure est déjà en cours pour acquérir 2 000 vélos supplémentaires (tous électriques, conformément aux préférences des utilisateurs), dont 500 seront disponibles l'année prochaine. Parallèlement, un partenaire est recherché pour la réparation et l'électrification simultanée de 400 vélos qui se trouvent dans l'atelier - grâce à ces deux mesures, il sera possible de doubler la flotte disponible d'ici 2023."

- L'OAP d'EMEL pour 2023-2026

Novas estações instaladas

No início de Março, a EMEL começou a instalar novas estações GIRA na cidade, incluindo as primeiras duas da freguesia do Beato. A empresa municipal e a Câmara de Lisboa prevêem expandir o sistema de bicicletas partilhadas a um ritmo de 20 novas estações por ano, sendo que neste 2023 está previsto activar nove estações colocadas na rua ainda no ano passado, além das 20 novas estações anuais a instalar – no total de 29 novas estações.

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GIRA compte actuellement 139 stations actives et 1 600 vélos théoriques, et l'on peut dire que la première phase du système, qui prévoyait 140 stations et 1 410 vélos, a été achevée, avec cinq ans de retard. octobre 2017. Les efforts se concentrent désormais sur la deuxième phase, dont l'ambition est d'atteindre les objectifs suivants 300 stations et 3000 vélos d'ici 2026de sorte que le réseau couvre toutes les paroisses de la ville.

Integração com Navegante para breve

A EMEL e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), responsável pelo tarifário Navegante, preparam-se para lançar muito em breve a aguardada integração da GIRA com o passe. Conforme anunciado, será numa primeira fase apenas para residentes em Lisboa (domicílio fiscal) em duas faixas etárias: estudantes até aos 23/24 anos (portadores do passe Navegante Sub23) e maiores de 65 anos (passe Navegante +65).

Capturas de ecrã obtidas pelo Lisboa Para Pessoas mostram como o novo passe GIRA Navegante irá funcionar: serão gratuitas apenas viagens até 45 minutos, sendo que se os utilizadores excederem esse tempo terão de pagar um valor adicional ou pagar com pontos, tal como acontece nos restantes passes (Diário, Mensal e Anual).

Para usar o Navegante com a GIRA, será apenas preciso adicionar o número do cartão na aplicação e aceitar os termos e condições do serviço.

A gratuitidade da GIRA para estudantes até aos 23/24 anos e maiores de 65 anos estava prevista para o primeiro trimestre deste ano, tendo sido uma medida da Câmara de Lisboa apresentada pelo executivo de Moedas no contexto de um pacote anti-inflacção.

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