Está a nascer uma nova ciclovia na Bela Vista que vai ligar os Olivais ao Vale de Chelas

A nova ciclovia começa na Rua Pardal Monteiro, junto à Avenida Marechal Gomes da Costa, e vai até perto da zona comercial da Bela Vista. Pista oferecerá uma nova ligação entre os Olivais e o Vale de Chelas.

Lisbon Photography For People

Um membro da Comunidade do Lisboa Para Pessoas ficou surpreendido quando passou na zona da Bela Vista e encontrou obras junto à Rua Pardal Monteiro. O Lisboa Para Pessoas foi ao local e confirmou: trata-se de um novo troço de ciclovia que começa na Rua Pardal Monteiro, junto à rotunda da Avenida Marechal Gomes da Costa, e que vai até perto da zona comercial da Bela Vista pela Avenida Santo Condestável.

A nova ciclovia é uma obra do Departamento da Estrutura Verde da Câmara de Lisboa que, no final de 2021, foi consignada por cerca de 324,8 mil euros à empresa Decoverdi – Plantas e Jardins, S.A, vencedora do concurso público realizado. A empreitada tem um prazo de execução de 180 dias (6 meses) com mais 180 dias de manutenção de espaços verdes. O projecto teve coordenação geral do arquitecto João Castro, responsável também pela nova configuração ciclável da Avenida Almirante Reis.

A nova pista ciclável acompanha a Avenida Santo Condestável e divide-se em dois grandes troços: um primeiro que atravessa um espaço verde, permitindo uma descida suave desde a zona alta da rotunda e da Rua Pardal Monteiro; e um segundo troço na Avenida Santo Condestável, que implicará a redução de uma via de trânsito.

Lisbon Photography For People

“A presente infraestrutura tem início numa área aplanada onde se encontra um troço de ciclovia já construído na Rua Pardal Monteiro, próxima da Rotunda da Av. Marechal Gomes da Costa através de uma bifurcação em Y, dirigindo um ramal para nascente na direcção da Av. St° Condestável, atravessando um sector de encosta numa área aberta de sequeiro, até se posicionar concorrente ao lado poente da Av. St. Condestável. A introdução da bifurcação possibilita dar resposta aos utilizadores provenientes dos Olivais e da Bela Vista simultaneamente”, lê-se na memória descritiva do projecto, que foi divulgada aquando do concurso público e que o Lisboa Para Pessoas consultou.

A ciclovia será acompanhada por um trajecto pedonal ao longo do espaço verde e terá ligação à ciclovia já existente na Rua Pardal Monteiro, tanto na zona da rotunda – onde existe uma ciclovia há vários anos –, como na Rua Conselheiro Emídio Navarro – onde serão construídas duas undireccionais para fazer a conexão com a pop-up que a Pardal Monteiro ganhou no ano passado.

Nova ciclovia liga com a pop-up na Rua Pardal Monteiro construída em 2021 (fotografia de Lisboa Para Pessoas)

Com a implementação desta ciclovia, a Avenida Santo Condestável vai ficar sem uma das três vias que tem actualmente em cada sentido. No sentido Norte-Sul, a ciclovia vai ocupar “parte da berma original da avenida”, pelo que a via mais à direita será suprimida para dar lugar à nova berma e para dar uma distância de segurança entre a ciclovia e o trânsito generalizado – “prevê-se a separação da rodovia (berma) da ciclovia através de lancil perfurado para circulação de água”.

Lisbon Photography For People

A nova ciclovia fará, por agora, a ligação com o Parque Urbano do Vale de Chelas, onde é possível apanhar uma pista ciclável quase directa em direcção ao rio (Braço de Prata). No futuro, esta ciclovia que agora está construída poderá chegar mesmo à zona comercial da Bela Vista. Nas partes da Avenida Santo Condestável que ficarão sem ciclovia ao nível da estrada, serão pintadas raias. No outro sentido (Sul-Norte) da avenida, está “prevista” a conversão da via da direita numa “faixa para estacionamento, envolvendo a adaptação da entrada e da saída do posto de combustível”.

A empreitada estará a ser desenvolvida de forma a compatibilizar a obra com a Feira do Relógio, a maior feira da cidade que se realiza todos os domingos de manhã ao longo da Avenida Santo Condestável.

O membro da Comunidade do Lisboa Para Pessoas que notou nesta obra reportou ainda que, depois de ter perguntado sobre a mesma à Junta de Freguesia de Marvila, recebeu a seguinte resposta: “Não temos ainda o conhecimento exato dos trabalhos (aguardamos o envio das plantas), mas tudo indica que será a criação de uma rede ciclável e pedonal.”

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Rejoindre la communauté LPP

Le bulletin est un lieu de rencontre pour près de 3 000 personnes.