Foi no inรญcio de Abril que a Cรขmara Municipal de Oeiras apresentou o seu Plano de Mobilidade Urbana Sustentรกvel (PMUS) e o seu Plano de Acessibilidades. Documentos estรฃo em consulta pรบblica atรฉ Julho.

Oeiras estรก a planear e a discutir o futuro da mobilidade no concelho nos prรณximos 10 anos. No inรญcio de Abril foi apresentado pela Cรขmara Municipal o conjunto de planos que agora โ e atรฉ 6 de Julho โ estรก em discussรฃo pรบblica. Falamos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentรกvel e do Plano de Acessibilidades do municรญpio, dois planos que, na verdade, sรฃo um sรณ porque foram desenhados em conjunto e porque fazem sentido em conjunto, traรงando o caminho para um sistema de mobilidade integrado em Oeiras.โฉ
A apresentaรงรฃo dos planos foi realizada a 3 de Abril em Carnaxide, num evento aberto ร populaรงรฃo e com transmissรฃo online, que contou com a presenรงa de Isaltino Morais, Presidente da Cรขmara, e de Joana Baptista, Vereadora da Mobilidade. “A repartiรงรฃo modal ainda รฉ dominada pelo transporte individual, o carro, 45%. Mas este jรก nรฃo representa a maioria, dado que 31% das pessoas escolhem o transporte colectivo e 20% deslocam-se a pรฉ”, apontou Joana. “Os planos que hoje se apresentam traรงam uma imagem do caminho que queremos trilhar, prevendo uma sรฉrie de intervenรงรตes e um conjunto de serviรงos que irรฃo conduzir a uma efetiva melhoria do funcionamento do sistema de transportes e mobilidade em Oeiras, com impactos positivos no dia a dia de todos os que vivem, estudam ou trabalham nas nossas localidades. Tal apenas รฉ possรญvel com uma visรฃo integrada do ecossistema de mobilidade, assente na articulaรงรฃo entre os vรกrios meios de transporte.”
Embora Portugal nรฃo possua legislaรงรฃo para a elaboraรงรฃo de Planos de Mobilidade Urbana Sustentรกvel (PMUS), dispรตe de documentos orientadores para a sua elaboraรงรฃo. O objectivo do PMUS e do Plano de Acessibilidade (PA) รฉ dotar a Cรขmara de Oeiras de documentos municipais que enquadrem a estratรฉgia de planeamento e de actuaรงรฃo coerente com a promoรงรฃo de uma mobilidade mais sustentรกvel, com menores custos e impactes ambientais. O PMUS รฉ um instrumento de gestรฃo da mobilidade e que se constitui como um plano de acรงรฃo para os investimentos a realizar pelo municรญpio, enquanto que o PA servirรก para estruturar a acessibilidade e priorizar intervenรงรตes, compatibilizando-as com uma visรฃo de futuro atentas as grandes tendรชncias associadas a esta รกrea.
Com o PMUS e com o PA, o concelho de Oeiras prevรช, nos prรณximos 10 anos, aumentar para 36,4% a quota modal de transporte pรบblico, aumentar para 24,9% a quota modal de transporte suave (a pรฉ e bicicleta), reduzir para 43,0% a quota modal de transporte individual, reduzir em 30% o nรบmero de atropelamentos, reduzir em 30% o nรบmero de vรญtimas de acidentes rodoviรกrios e diminuir em 20% a emissรฃo de gases com efeitos de estufa. Para se atingir estas metas, os planos estabelecem um sistema de mobilidade que integre os diferentes modos, conjugando o transporte pรบblico com o caminhar e a utilizaรงรฃo da bicicleta e com o automรณvel, e trabalhando em diferentes nรญveis: em redes principais para as grandes deslocaรงรตes, preferencialmente em transporte pรบblico; em redes secundรกrias para deslocaรงรตes intermรฉdias; e em redes locais, onde o andar a pรฉ e a bicicleta tรชm mais espaรงo, mas nรฃo deixa de existir autocarros de proximidade e carros em velocidades reduzidas.
Indicador | Actual | Meta a 5 anos | Meta a 10 anos |
---|---|---|---|
Transporte individual (automรณvel) | 45,5% | 42,0% | 43,0% |
Transporte pรบblico | 31,2% | 34,1% | 36,4% |
Mobilidade suave (caminhar, bicicleta) | 20,8% | 23,9% | 24,6% |
Atropelamentos rodoviรกrios | -20% | -30% | |
Reduรงรฃo de GEE (ton de CO2 equivalentes) | -8.5% | -20% |
O ponto de partida para a elaboraรงรฃo do PMUS e do PA foi uma anรกlise do territรณrio de Oeiras, com a ajuda de um inquรฉrito ร mobilidade da populaรงรฃo realizado pela consultora Way2Go. Verificou-se que 57,3% das 245 100 viagens diรกrias realizadas sรฃo internas ao municรญpio e que apenas 26,9% sรฃo para Lisboa. A maioria das viagens (45,5%) sรฃo realizadas de carro, 31,2% sรฃo em transporte pรบblico e 20,8% a pรฉ ou de bicicleta. Verificou-se tambรฉm que cerca de metade dos nรบcleos e aglomeraรงรตes urbanas de Oeiras tรชm tempos mรฉdios de deslocaรงรฃo em transporte pรบblico superiores aos registados em transporte individual, e que o transporte pรบblico รฉ particularmente importante nas freguesias servidas pela Linha de Cascais.

Aliรกs, a Linha de Cascais representa para o transporte pรบblico aquilo que a Avenida Marginal representa para o transporte individual (automรณvel): sรฃo dois eixos estruturantes que servem a mesma populaรงรฃo, aquela que residente na รกrea ribeirinha ou perto desta. Nรฃo existe, no entanto, um eixo estruturante de transporte pรบblico equivalente ร A5; e faltam tambรฉm outras conexรตes que conectem internamente as diferentes “cidades” de habitaรงรฃo e emprego que se estabeleceram nas รบltimas dรฉcadas pelo concelho. Na verdade, Oeiras รฉ um territรณrio dividido em quatro partes pelas autoestradas A5 e A9/CREL, contribuindo as linhas hidrogrรกficas tambรฉm como barreiras pouco permeรกveis.

O municรญpio de Oeiras entende que รฉ preciso criar novas vias rodoviรกrias estruturantes para ligar as diferentes “cidades” do concelho e tambรฉm novos acessos (nรณs) ร s vias rรกpidas jรก existentes, como a A5. Para Oeiras, ter essa rede rodoviรกria estruturante resolvida e sem descontinuidades รฉ importante para diminuir congestionamentos em รกreas urbanas, desviar trรกfego e poder dar outras funรงรตes a ruas e avenidas locais que hoje servem para atravessamento. Sรณ dessa forma se poderรก libertar, por exemplo, a Avenida Marginal para funรงรตes mais urbanas e locais, e menos de atravessamento. Nos planos, o municรญpio de Isaltino Morais pretende a criaรงรฃo de corredores viรกrios dedicados ao transportes pรบblicos, como a reformulaรงรฃo do sistema SATU, atravรฉs da sua mudanรงa para um modo de transporte sobre pneus e a sua extensรฃo para o Lagoas Park e Taguspark, a criaรงรฃo da rede de elรฉctrico LIOS e a requalificaรงรฃo dos terminais de transporte de Algรฉs, Paรงo de Arcos e Oeiras. Inclui-se tambรฉm a criaรงรฃo de carreiras de bairro que liguem as populaรงรตes a serviรงos de proximidade e um reforรงo na oferta de transportes pรบblicos aos pรณlos empresariais.

O municรญpio de Oeiras estรก comprometido com ter zonas de velocidade reduzida e de coexistรชncia para privilegiar e dar conforto ao modo pedonal, mitigar os pontos negros de atropelamento e estabelecer continuidade dos percursos pedonais em vias com trรกfego rodoviรกrio significativo. Em relaรงรฃo ร bicicleta, pretende desenvolver projectos estruturantes para uma rede ciclรกvel que una diferentes pontos do concelho, incluindo o prolongamento da Ciclovia Empresarial atรฉ ao TagusPark e a Caxias, a criaรงรฃo de uma ciclovia entre Algรฉs e Paรงo de Arcos e de um troรงo na Avenida Marginal, em Paรงo de Arcos. Nos projectos a realizar inclui-se ainda a rede municipal de bicicletas partilhadas, cuja implementaรงรฃo serรก faseada, a regulamentaรงรฃo das cargas e descargas nos centros urbanos, o desenvolvimento de comboios pedonais e de bicicleta para as escolas, e o estabelecimento de zonas de emissรตes reduzidas que restrinjam a entrada a veรญculos prรฉ- EURO3 (anteriores a 2001).


No que ao estacionamento diz respeito, รฉ proposta a criaรงรฃo de novos parques de estacionamento pรบblico, num total de quase quatro mil lugares, e a tarifaรงรฃo progressiva dos lugares ร superfรญcie para promover nรฃo sรณ uma rotatividade, mas tambรฉm a migraรงรฃo do estacionamento de longa duraรงรฃo para esses parques. Quanto ร rede de carregamento de veรญculos elรฉctricos serรก reforรงada para cerca de 200 pontos de carregamento pรบblico.
Em suma, a estratรฉgia de intervenรงรฃo prevista para este plano passa por promover um melhor aproveitamento do sistema de transportes pรบblicos e dos modos suaves, reduzir a dependรชncia pelo transporte individual, melhorar a eficiรชncia energรฉtica dos sistemas de transporte e apostar em medidas de gestรฃo de mobilidade urbana. O PMUS e o PA foram elaborados pela consultora Figueira de Sousa com a FUNDEC – Associaรงรฃo para a Formaรงรฃo e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura, do Instituto Superior Tรฉcnico. O projecto contou com o envolvimento de Fernando Nunes da Silva, ex-Vereador da Mobilidade de Lisboa.
O relatรณrio sรญntese do PMUS e do PA, que podes consultar em baixo, integra os principais aspectos dos trabalhos desenvolvidos pelas equipas do plano de mobilidade urbana sustentรกvel e do plano de acessibilidade e, simultaneamente, contempla o cรกlculo das emissรตes poluentes associadas ao setor dos transportes por forma a cumprir as metas definidas no PMAUS-AML e do Programa Operacional da Regiรฃo de Lisboa. Esse relatรณrio possibilita a divulgaรงรฃo dos Planos de forma acessรญvel a todos รฉ uma peรงa essencial para o processo de auscultaรงรฃo pรบblica, tendo sido estruturado pelas seguintes abordagens: contexto e situaรงรฃo de partida; estratรฉgia de intervenรงรฃo; prioridades de intervenรงรฃo; impacto nas emissรตes poluentes e consumos energรฉticos; e sistema de monitorizaรงรฃo e avaliaรงรฃo.
A concentraรงรฃo num รบnico relatรณrio permite, assim, assegurar condiรงรตes para uma melhor compreensรฃo da visรฃo a curto prazo para o sistema de mobilidade urbana no territรณrio do municรญpio de Oeiras tendente ร promoรงรฃo de uma mobilidade mais sustentรกvel. Podes consultar em baixo todos os documentos do PMUS e do PA, e saber mais sobre o procedimento de consulta pรบblica โ disponรญvel atรฉ 6 de Julho โ nesta pรกgina.