
A maioria das ruas espanholas โ entre 60% e 70% โ vai passar a estar limitada a 30 km/h; sรณ em arruamentos com duas ou mais vias em cada sentido continuarรฃo a ser permitidas velocidades de 50 km/h. Jรก em ruas sem passeio a velocidade mรกxima baixa para 20 km/h. Estas alteraรงรตes tรชm como objectivo diminuir as mortes na estrada e proteger os mais vulnerรกveis โ peรตes e ciclistas; nas cidades espanholas, quatro em cada cinco pessoas que morreram em sinistros rodoviรกrios encaixavam na categoria vulnerรกvel, segundo El Paรญs.
Em Portugal, os nรบmeros nรฃo sรฃo animadores. Em 2019, morreram 26 utilizadores de bicicleta, registaram-se 106 feridos graves e 2104 feridos ligeiros. Nesse mesmo ano, 134 peรตes perderam a vida nas estradas portuguesas, a maioria dos quais por atropelamento; 409 ficaram gravemente feridos e contabilizaram-se 5180 feridos ligeiros.
Os dados sรฃo da Autoridade Nacional de Seguranรงa Rodoviรกria (ANSR), que registou no ano de 2019 (prรฉ-pandemia) um total de 35 704 sinistros โ 78% destes ocorreu dentro das localidades e 75% envolveu veรญculos ligeiros (vulgo automรณveis). 626 pessoas perderam a vida. “Sรฃo 3 aviรตes A320 a caรญrem por ano no nosso paรญs sem qualquer sobrevivente. Sรฃo pais, mรฃes, filhos, avรณs, netos, amigos, colegas que partiram cedo demais e deixam de estar entre nรณs. Sรฃo mais de mil famรญlias que ficam destroรงadas, sรฃo milhares de pessoas afectadas, e รฉ um custo econรณmico e social anual para a sociedade superior a 2 mil milhรตes de euros”, como coloca a ANSR.
Em 2018, o Governo portuguรชs disse estar a estudar uma medida semelhante ร de Espanha, reduzindo a velocidade mรกxima em ambiente urbano para 30 km/h. O debate que entรฃo se gerou confundiu a intenรงรฃo do executivo, trazendo para o de cima uma sรฉrie de mitos e esquecendo os possรญveis benefรญcios que tal medida poderia trazer.
No entanto, tudo parece apontar para que, mais dia menos dia, os 30 km/h venham a ser os novos 50 km/h. A prรณpria Cรขmara de Lisboa tem essa vontade e tem implementado esse limite no interior dos bairros, mantendo os 50 km/h para as vias distribuidoras de trรขnsito (as grandes avenidas), com excepรงรฃo da Segunda Circular e do Eixo Norte-Sul, onde se pode circular a uma velocidade mรกxima de 80 km/h.
Os 30 km/h em ambiente urbano podem ser decisivos para atingir as metas a que Portugal, por via da sua ANSR, se propรดs atรฉ 2030: zero mortes na estrada. O plano estรก a ser delineado atravรฉs da chamada Estratรฉgia Nacional de Seguranรงa Rodoviรกria 2021-2030: Visรฃo Zero 2030, um processo que pode ser acompanhado e participado no site visaozero2030.pt. Em Semana Mundial da Seguranรงa Rodoviรกria, iniciativa da Organizaรงรฃo das Naรงรตes Unidas (ONU) que se realiza pela sexta vez, a ANSR estรก a promover uma acรงรฃo nas ruas de Lisboa com o intuito de sensibilizar condutores para a temรกtica da seguranรงa rodoviรกria, em particular para a urgรชncia de se reduzirem velocidades e de se estabelecer os 30 km/h como novo limite urbano. Os objectivos desta campanha enquadram-se no tema lanรงado pela prรณpria ONU nesta Semana Mundial, atravรฉs dos lemas “ruas para a vida” e “#love30”.
Neste artigo, exploramos os benefรญcios de ruas, bairros e cidades mais calmas, onde se circula a 30 km/h, e esclarecemos alguns dos mitos mais comuns.
30 km/h โ mais combustรญvel e poluiรงรฃo
Se, em condiรงรตes de laboratรณrio, um motor a gasolina ou a diesel tende a libertar mais poluentes a 30 km/h do que a 50 km/h, as condiรงรตes reais proporcionadas por uma cidade sรฃo diferentes. Em cidades onde se ande mais devagar, os veรญculos tendem a fazer menos aceleraรงรตes e desaceleraรงรตes, circulando a uma velocidade mais constante, o que se traduzirรก em menos desgaste dos componentes dos veรญculos, menos consumo de combustรญvel e menos poluiรงรฃo. Por outro lado, as velocidades mais baixas e contรญnuas tambรฉm reduzem o nรญvel de partรญculas derramadas pelas pastilhas de freio e pneus. Em suma, a 30 km/h รฉ possรญvel um estilo de conduรงรฃo mais econรณmico, suave e permanente.
30 km/h = salvar vidas
A 30 km/h รฉ possรญvel salvar vidas. A capacidade de reacรงรฃo do condutor รฉ maior, uma vez que nรฃo sรณ tem mais tempo para ver um peรฃo e parar o seu veรญculo, como tambรฉm tem maior รขngulo de visรฃo โ o condutor consegue ver mais do que se passa na rua e reagir se necessรกrio. Por outro lado, em caso de colisรฃo, a probabilidade de um peรฃo sobreviver รฉ maior se esse veรญculo circular a 30 km/h do que a 50 km/h. O risco de morte para peรตes em situaรงรตes de embate a velocidades mais altas รฉ ainda maior no caso de crianรงas ou idosos.
30 km/h = menos ruรญdo
Acalmar o trรขnsito torna-o mais silencioso. Ao baixar a velocidade para 30 km/h รฉ possรญvel reduzir o ruรญdo gerado pelo trรกfego automรณvel em 2,5-3,9 decibรฉis, dependendo da qualidade do asfalto. O ruรญdo urbano pode levar a desequilรญbrios ao nรญvel do sono, doenรงas cardรญacas ou atรฉ diminuir a performance escolar. Por outro lado, ao proporcionar uma mudanรงa modal do carro para o andar a pรฉ ou de bicicleta, uma cidade a 30 km/h pode tornar-se mais silenciosa pela reduรงรฃo do nรบmero de carros na estrada.
30 km/h โ mais tempo de viagem
Tipicamente, a velocidade mรฉdia de um carro na cidade situa-se abaixo dos 30 km/h, uma vez que, apesar de haver locais onde รฉ possรญvel andar a velocidades mais altas, hรก factores como semรกforos, intersecรงรตes, congestionamento ou atรฉ outro veรญculo ร procura de estacionamento, que atrasam aqui e ali o trรขnsito. O congestionamento e o tempo gasto ร espera em semรกforos costumam ser mais significativos nos tempos de viagem do que as velocidades a que os veรญculos que circulam entre esses pontos. Por outro lado, numa cidade desenhada para se circular a 30 km/h, podem nรฃo ser necessรกrios alguns dos semรกforos, promovendo-se uma relaรงรฃo mais igual entre os diferentes utilizadores do espaรงo pรบblico.
30 km/h = mais vida nas ruas
Ruas onde se circule mais devagar serรฃo ruas com mais vida, onde mais pessoas se sentirรฃo bem a caminhar ou a optar pela bicicleta. Serรฃo ruas com mais zonas de estadia e esplanadas, ruas mais silenciosas e ruas com melhor qualidade de ar. Todos estes factores contribuirรฃo para ruas mais activas, mais inclusivas e mais saudรกveis, onde crianรงas poderรฃo ir a pedalar para a escola ou pode existir uma ampla oferta comercial.
30 km/h โ mais congestionamento
A mรฉdio prazo, a reduรงรฃo da velocidade pode incentivar ร troca do automรณvel por outros modos de transporte, como o caminhar e o pedalar, e menos veรญculos na estrada levam nรฃo sรณ a uma reduรงรฃo da poluiรงรฃo do ar e de emissรตes de CO2, mas tambรฉm a estradas mais libertadas para os os veรญculos que continuarรฃo a circular. Por outro lado, reduzir a velocidade mรกxima nรฃo leva a mais filas de trรขnsito, uma que afecta todos os veรญculos como um todo r porque, como vimos anteriormente, a velocidade mรฉdia na cidade jรก se situa abaixo dos 30 km/h, existindo apenas momentos de aceleraรงรฃo que dรฃo uma percepรงรฃo de rapidez.
30 km/h โ mais multas
A reduรงรฃo de velocidade pode ser atingida com medidas baratas. Falamos nรฃo sรณ de sinalizaรงรฃo vertical (sinais de proibiรงรฃo), mas tambรฉm de marcaรงรตes no asfalto e de medidas de acalmia de trรกfego que passem pela sobrelevaรงรฃo do piso ou de passadeiras, a reduรงรฃo da largura da via, a instalaรงรฃo de obstรกculos dรชem aos condutores a percepรงรฃo de uma rua mais estreita, a plantaรงรฃo de รกrvores, a criaรงรฃo de percursos pedonais confortรกveis, entre outras iniciativas. Uma rua, um bairro e uma cidade pode circular a 30 km/h por design, sem necessidade de fiscalizaรงรฃo por parte de autoridades.
Podes saber mais sobre cidades a 30 km/h nesta pรกgina e tambรฉm nesta. Se tiveres mais recursos, ideias ou argumentos para contribuir para esta discussรฃo, envia para mail@lisboaparapessoas.pt. Atรฉ jรก!