Controversa ciclovia da Avenida de Berna vai ser profundamente alterada

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A Cรขmara de Lisboa quer, ainda neste ano, remover uma parte substancial da ciclovia da Avenida de Berna e desviar o trรกfego de bicicletas para dentro do bairro. Mas hรก mais novidades sobre os avanรงos e recuos na rede ciclรกvel da cidade: dois troรงos que resolverรฃo descontinuidades no Parque das Naรงรตes, a ciclovia na Avenida…

LPP Fotografรญa

A ciclovia da Avenida de Berna vai mesmo ser alterada e sรช-lo-รก em dois momentos. A Cรขmara de Lisboa e a EMEL vรฃo mudar a configuraรงรฃo do corredor ciclรกvel naquele eixo, que liga a Praรงa de Espanha ร  Avenida da Repรบblica, respondendo nรฃo sรณ a uma petiรงรฃo com cerca de 270 assinaturas que chegou ร  Assembleia Municipal no ano passado, como tambรฉm ร  vontade da nova Junta de Freguesia das Avenidas Novas.

Ainda neste ano, serรก implementada uma โ€œsoluรงรฃo intermรฉdiaโ€ que passarรก pela eliminaรงรฃo das ciclovias unidireccionais existentes entre o Largo Azeredo Perdigรฃo โ€“ antes da faculdade e da igreja โ€“ e a Avenida da Repรบblica. O plano passa por manter o que existe entre o referido largo e a Praรงa de Espanha, mas direccionar o trรกfego ciclรกvel logo a seguir ร  Gulbenkian para dentro do bairro, pelo corredor 30+bici da Avenida Elias Garcia atรฉ ร  Avenida da Repรบblica. Contas feitas: dos trรชs grandes quarteirรตes da Avenida de Berna, apenas um continuarรก a ter ciclovia โ€“ o quarteirรฃo da Praรงa de Espanha/Gulbenkian.

O que vai mudar na Avenida de Berna (ilustraรงรฃo LPP)

Esta โ€œsoluรงรฃo intermรฉdiaโ€ serรก implementada enquanto รฉ desenvolvida uma โ€œsoluรงรฃo definitivaโ€ para 2024, conforme adiantou a autarquia ao LPP. โ€œA pedido da Junta de Freguesia [das Avenidas Novas], foi desenvolvido pela Direcรงรฃo Municipal de Mobilidade um estudo prรฉvio para uma soluรงรฃo definitiva que visa a alteraรงรฃo da soluรงรฃo ora implementada. Aprovada a soluรงรฃo de estudo prรฉvio pelo vice-presidente da Cรขmara Municipal de Lisboa, seguiu para a EMEL para desenvolvimento do projecto de execuรงรฃo, que se prevรช que esteja pronto no prรณximo anoโ€, explicou a Cรขmara. โ€œEntretanto, atรฉ que seja implementada a soluรงรฃo definitiva, estรก a ser considerada a implementaรงรฃo ainda este ano de uma soluรงรฃo intermรฉdiaโ€, acrescentou o municรญpio, substanciando que esta soluรงรฃo “prevรช a manutenรงรฃo da soluรงรฃo actual entre a Praรงa de Espanha e Largo Azeredo Perdigรฃo, e a partir daรญ em 30+bici por dentro do bairro (Largo Azeredo Perdigรฃo/Avenida Elias Garcia) atรฉ ร  Avenida da Repรบblica”.

Recorde-se que, no final do ano passado, tinha dado entrada na Assembleia Municipal de Lisboa uma petiรงรฃo com 271 assinaturas a contestar a ciclovia implementada em 2021 na Avenida de Berna. Na discussรฃo do documento, os peticionรกrios pediram, perante os deputados municipais, uma โ€œsoluรงรฃo de compromissoโ€ com a manutenรงรฃo do canal ciclรกvel precisamente entre a Praรงa de Espanha e a igreja, e, neste ponto, o seu desvio para dentro do bairro. Nesse momento, o novo Presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, Daniel Gonรงalves, eleito pela coligaรงรฃo Nuevos tiempos, tinha declarado ser “totalmente contra a ciclovia na Avenida de Berna, porque aquilo foi mal feito”.

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A Cรขmara parece ter aceite a proposta dos peticionรกrios, pois รฉ precisamente o desenho pronto aquele que irรก implementar como โ€œsoluรงรฃo intermรฉdiaโ€ โ€“ uma intervenรงรฃo que โ€œimplica menos obra fรญsicaโ€ que a futura soluรงรฃo definitiva e que, por isso, serรก rรกpida de executar.

As alteraรงรตes na rede ciclรกvel na Avenida de Berna deverรฃo ter um impacto residual, dado que aquele canal nunca se tornou particularmente atractivo para utilizadores de bicicletas e trotinetas. Dados dos dois contadores ali instalados, um em cada sentido, dรฃo conta de uma baixa utilizaรงรฃo do eixo em comparaรงรฃo, por exemplo, com o percurso paralelo da Avenida Duque d’รvila. Pela ciclovia da Avenida de Berna, passarรฃo cerca de 400-500 bicicletas por dia, enquanto que pela Duque d’รvila circularรฃo 900-1200 por dia. A baixa popularidade da Avenida de Berna pode ser explicada pelo estacionamento automรณvel abusivo que se verifica com frequรชncia em cima das pistas unidireccionais, bem como pelas constante interrupรงรตes do canal ciclรกvel quando a bicicleta intersecta com o automรณvel ou com o peรฃo.

Sete ciclovias prontas, na gaveta

Nรฃo hรก dรบvidas de que, como habitual em ciclos polรญticos que procuram uma ruptura, a mudanรงa do executivo camarรกrio em Outubro de 2021 levou a uma nova polรญtica de mobilidade na cidade e, em particular, a uma desaceleraรงรฃo da expansรฃo da rede ciclรกvel que estava planeada pelo executivo anterior (e que consistia em cerca de 200 quilรณmetros). Sob gestรฃo de Moedas, a Cรขmara de Lisboa estรก agora a avaliar o plano prรฉ-existente de expansรฃo da rede, com a ajuda de uma auditoria independente, que jรก estarรก em curso. Mas, entretanto, na gaveta da EMEL โ€“ a empresa municipal que desde 2018/19 รฉ responsรกvel pela execuรงรฃo da rede ciclรกvel โ€“ hรก sete projectos de ciclovias que estรฃo prontos e que apenas “aguardam indicaรงรฃo” para poderem avanรงar para fase de obra.

A ciclovia na Avenida Professor Egas Moniz, a conclusรฃo da ciclovia na Avenida de Pรกdua e a ponte ciclopedonal na Avenida Almirante Gago Coutinho sรฃo trรชs desses sete projectos que sรณ precisam de um OK. E, segundo o Plano de Actividades e Orรงamento da EMEL para 2023, estas trรชs ciclovias seriam mesmo para concretizar durante este ano, atรฉ porque as respectivas empreitadas jรก tinham sido adjudicadas โ€“ “a empresa darรก continuidade a projetos jรก com compromissos assumidos ou adjudicados”, escrevia a EMEL no seu plano anual.

O LPP pediu ร  EMEL e ร  Cรขmara de Lisboa um ponto de situaรงรฃo mais concreto sobre estas trรชs ciclovias. A autarquia respondeu que a soluรงรฃo para a Egas Moniz “estรก pendente de uma anรกlise de desempenho que jรก foi solicitada”, que a ponte ciclopedonal aguarda “visto do Tribunal de Contas para se iniciar a obra”, e que a segunda fase do corredor ciclรกvel na Avenida de Pรกdua “nรฃo estรก considerada a sua execuรงรฃo para este ano por nรฃo ter o parecer favorรกvel da Junta de Freguesia e por nรฃo ter sido identificada como prioritรกria”. Sobre esta avenida, a autarquia aguarda o “resultado da auditoria das ciclovias para avaliar se a soluรงรฃo deverรก avanรงar ou se, pelo contrรกrio, deverรก ser revista”.

O projecto para a Avenida Prof. Egas Moniz que aguarda “uma anรกlise de desempenho” serรก diferente daquele que originalmente foi apresentado no concurso pรบblico desta empreitada โ€“ e nรฃo foi revelado ao LPP. De qualquer das formas, essa ciclovia irรก conectar os percursos ciclรกveis jรก existentes nas avenidas Lusรญada e dos Combatentes, e ligรก-los ao Estรกdio Universitรกrio, resolvendo uma descontinuidade da rede neste local. Jรก a segunda fase da ciclovia na Avenida de Pรกdua permitiria prolongar as duas pistas unidireccionais jรก existentes naquele eixo, ligando-as a um troรงo de ciclovia que liga com a Avenida de Berlim e a Gare do Oriente, e solucionando outra descontinuidade. Por seu lado, a ponte ciclopedonal na Gago Coutinho รฉ um projecto que, para peรตes e ciclistas, irรก ajudar a vencer um desnรญvel entre quem vem da Avenida do Brasil e segue para os Olivais/Bela Vista, pelas vinhas, e que consistirรก tambรฉm numa ponte verde com รกrvores e jardim.

Descontinuidades no Parque das Naรงรตes

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Na gaveta de projectos a aguardar OK, estรฃo tambรฉm uma ciclovia na Avenida Fernando Pessoa (que permitirรก ligar os percursos da Alameda dos Oceanos e da Avenida Marechal Gomes da Costa, resolvendo uma descontinuidade); duas pistas unidireccionais na Rua Cรฉsar de Oliveira, no Lumiar; uma ciclovia na Estrada do Calhariz, em Benfica; e ainda um prolongamento da ciclovia da Avenida de Berlim que solucionaria a descontinuidade existente entre a rotunda e a Alameda dos Oceanos. (Note-se que, em 2021, estiveram a decorrer concursos pรบblicos para duas das ciclovias supra referidas, a da Rua Cรฉsar de Oliveira e a da Estrada do Calhariz, mas que ficaram desertos, nรฃo tendo sido relanรงados.)

O LPP perguntou ร  Cรขmara de Lisboa se alguma das ciclovias previstas para o Parque das Naรงรตes iria avanรงar devido ร  realizaรงรฃo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A autarquia esclareceu que a da Avenida Fernando Pessoa “tem jรก parecer favorรกvel” da Junta de Freguesia e que รฉ esperado que “a obra vรก avanรงar ainda este ano”, desconhecendo-se se ainda a tempo da JMJ. Sobre a resoluรงรฃo da descontinuidade entre a Avenida de Berlim e a Alameda dos Oceanos, a Cรขmara disse que “nรฃo estรก contemplada” por agora. Mas adiantou que “estรก em projecto uma soluรงรฃo para uma interrupรงรฃo na rede jรก identificada hรก alguns anos” no Parque das Naรงรตes: trata-se da ciclovia do Passeio dos Herรณis do Mar, que irรก ligar ร  ponte ciclopedonal do Trancรฃo e que actualmente termina na Rua Chen He. “O troรงo de ciclovia que estรก em projecto ligarรก a Rua Chen He, pelo Passeio dos Herรณis do Mar, ร  Rua Prรญncipe do Mรณnaco e posteriormente ร  Alameda dos Oceanos”, adiantou a autarquia, nรฃo referindo timings nem se o troรงo serรก construรญdo para a JMJ.

Assim, e em resumo:

CicloviaPonto de situaรงรฃo
Av. de BernaSoluรงรฃo intermรฉdia que prevรช a eliminaรงรฃo de uma grande parte da actual ciclovia e o desvio do trรกfego ciclรกvel para dentro do bairro pela Avenida Elias Garcia
Av. Prof. Egas MonizEmpreitada adjudicada; nova soluรงรฃo aguarda uma “anรกlise de desempenho” para que obra possa ser feita
Av. Fernando PessoaDeverรก avanรงar ainda neste 2023, ligando as ciclovias da Avenida Marechal Gomes da Costa e da Alameda dos Oceanos
Av. de Pรกdua (2ยช fase)Tem parecer negativo da JF do Parque das Naรงรตes e nรฃo รฉ prioritรกria para a Cรขmara de Lisboa
Resoluรงรฃo da rotunda no final da Av. de BerlimNรฃo estรก prevista a resoluรงรฃo desta descontinuidade
Conclusรฃo da ciclovia do Passeio dos Herรณis do MarProjecto estรก a ser trabalhado para que possa ser resolvida a descontinuidade entre a ciclovia existente no Passeio dos Herรณis do Mar e a Alameda dos Oceanos
Ponte ciclopedonal na Av. Almirante Gago CoutinhoAguarda visto do Tribunal de Contas para que obra possa avanรงar

ร€ espera da auditoria

Un ponto de situaรงรฃo sobre a expansรฃo da rede ciclรกvel de Lisboa foi recentemente discutido em reuniรฃo de Cรขmara e na Assembleia Municipal (AML), aquando de mais uma recalendarizaรงรฃo do contrato entre o municรญpio e a EMEL para execuรงรฃo de ciclovias. Esse contrato dizia respeito ao perรญodo 2020-2022, mas, em Maio de 2021, jรก tinha sido prolongado atรฉ ao final deste ano de 2023. Foi agora estendido a finales de 2025. ร‰ o segundo contrato do gรฉnero entre a Cรขmara de Lisboa e a empresa municipal de mobilidade; o primeiro foi celebrado para o perรญodo 2019-2020, quando a autarquia delegou pela primeira vez na EMEL competรชncias para a construรงรฃo de vias e percursos ciclรกveis.

Na AML, o Vice-Presidente, Filipe Anacoreta Correia, que tutela tanto as Finanรงas como a Mobilidade no municรญpio, explicou que “este executivo nunca disse que nรฃo ia fazer mais ciclovias. Nunca dissemos, nem nunca o Presidente Carlos moedas disse โ€“ nem enquanto candidato โ€“ que era contra as ciclovias. Nรณs somos contra as ciclovias inseguras, que levantam problemas”. Por isso, para Anacoreta Correia, รฉ importante ter um estudo da rede executada atรฉ agora e daquela que estava prevista antes de avanรงar para mais obras. “Essa auditoria estรก contratada, tem um prazo de oito meses, mas a partir do quarto mรชs jรก podem ser libertados resultados de algumas auditorias parcelares. Com base neles, estaremos em condiรงรตes de reavaliar os investimentos e as orientaรงรตes para novos projectos.”

A auditoria pedida pela Cรขmara de Lisboa ร  rede ciclรกvel com o objectivo de fazer uma avaliaรงรฃo ร  rede existente, analisar as intersecรงรตes e identificar troรงos a melhorar. Neste trabalho, serรก feita uma priorizaรงรฃo das melhorias a realizar, โ€œcom base na avaliaรงรฃo dos problemas e do grau de facilidade de introduรงรฃo das melhoriasโ€, conforme revelou a Direcรงรฃo Municipal de Mobilidade numa conferรชncia no inรญcio deste ano. Recorde-se que o eixo da Almirante Reis estarรก a ser alvo de uma auditoria ร  parte a cargo do LNEC.

Perante os deputados municipais, Anacoreta Correia referiu que “em 2020 e 2021, a execuรงรฃo [do contrato de ciclovias] foi muito baixa” e que logo no primeiro ano “se percebeu que nรฃo era possรญvel fazer tudo o que estava previsto”. Na verdade, a primeira versรฃo do contrato previa 12,1 milhรตes de euros de investimento em ciclovias em 2020, 11,2 milhรตes no ano seguinte e 4,2 milhรตes no ano subsequente โ€“ valores que foram revistos em baixa logo no inรญcio 2021, depois de a execuรงรฃo em 2020 ter sido de apenas 3,21%. Com essa primeira recalendarizaรงรฃo, que tambรฉm prolongou o prazo do contrato, o ano de 2021 passou a ter 10 milhรตes de euros de investimento previsto em ciclovias, nove milhรตes para 2022 e 8,1 milhรตes para 2023.

A recalendarizaรงรฃo agora aprovada coincide com o final do actual mandato autรกrquico de Moedas (2025) e mantรฉm, pelo menos atรฉ lรก, a totalidade das verbas do contrato original cativas para investimentos em ciclovias โ€“ apesar de haver novos prazos e alteraรงรตes as verbas anuais, o “bolo” mantรฉm-se inalterado e a EMEL nรฃo poderรก utilizar estes euros para outros investimentos. De acordo com a nova alteraรงรฃo ao contrato, para 2023 estรฃo orรงamentados 7,062 milhรตes de euros para percursos ciclรกveis; para 2024 sรฃo 4,635 milhรตes e para 2025 sรฃo 4,254 milhรตes. “Nรณs nรฃo sentimos a pressรฃo de outros de apresentar ciclovias ao metro, de fazer ciclovias ร  pressa para relatรณrios internacionais. Desejamos criar condiรงรตes para a mobilidade suave e estamos a trabalhar nisso. A auditoria vai permitir-nos reavaliar [a expansรฃo], mas havendo jรก projectos que jรก estรฃo aprovados e que nรฃo levantam questรตes de maior, nada nos impede de avanรงar pontual e criteriosamente, esclareceu o Vice-Presidente.

Reproductor de vรญdeo YouTube

Para Paulo Muacho, deputado municipal pelo Livre, os valores agora apresentados revelam “falta de visรฃo de ambiรงรฃo” y un “estagnaรงรฃo completa” do novo executivo em relaรงรฃo ร  mobilidade suave, lamentando os projectos na gaveta. Antรณnio Valente, do PAN, espera que “a anunciada auditoria possa esclarecer o motivo dos sucessivos atrasos e de taxas de execuรงรฃo tรฃo baixas”. Para Rodrigo Mello Gonรงalves, da IL, “as ciclovias tem de ser planeadas e os impactos que elas causam tรชm de ser acautelados”. Jรก Luรญs Coelho, do PS, criticou o “ritmo lento que o actual executivo e a tutelada EMEL colocaram na concretizaรงรฃo dos projectos que estavam em curso”, mas realรงou que, com a nova recalendarizaรงรฃo, “a EMEL continuarรก a ter as condiรงรตes para a boa concretizaรงรฃo do contrato iniciado em 2020 e que terminarรก em 2025, pese embora os poucos projectos de iniciativa prรณpria que lรก estรฃo espasmados”. O deputado socialista acrescentou que “para nรณs vai interessar muito mais o futuro e como este contrato terminarรก. Cรก estaremos todos em 2025 para fazer essa anรกlise polรญtica”.

Na tabela seguinte, podes ver os investimentos previstos no actual contrato entre a Cรขmara de Lisboa e a EMEL e que foi agora recalendarizado:

FaseCarriles bici
Projectos concluรญdos e que “aguardam indicaรงรฃo” para avanรงarem para fase de obraโ€ข rotunda no final da Avenida de Berlim
โ€ข Avenida Fernando Pessoa
โ€ข Avenida de Pรกdua (2ยช fase)
โ€ข Rua Cรฉsar de Oliveira
โ€ข Avenida Egas Moniz
โ€ข Ponte ciclopedonal na Avenida Almirante Gago Coutinho
โ€ข Estrada do Calhariz
Projectos de execuรงรฃo em elaboraรงรฃoโ€ข Rua Carolina Michaelis (2ยช fase do eixo da Rua Conde Almoster-Sete Rios)
โ€ข eixo Avenida do Uruguai e Avenida Gomes Pereira
โ€ข Rotunda do Relรณgio
โ€ข Avenida Almirante Gago Coutinho
โ€ข Rua da Cotovia
โ€ข eixo Avenida Dom Vasco da Gama e Avenida das Descobertas (ciclovia intermunicipal)
โ€ข requalificaรงรฃo da envolvente ร  Gulbenkian
โ€ข eixo Avenida Torre de Belรฉm e Avenida do Restelo
โ€ข eixo Avenida da รndia, Rua Fernรฃo Mendes Pinto e Praรงa D. Manuel I (intermunicipal)
โ€ข eixo Estrada da Circunvalaรงรฃo, Rua Padre Joaquim Aguiar, Rua Furriel Joรฃo Nunes Redondo, Rua Sargento Armando Monteiro Ferreira (ciclovia Intermunicipal)
โ€ข Calรงada de Carriche (ciclovia intermunicipal)
โ€ข Avenida Carlos Paredes, Estrada da Torre, Rua Helena Vaz da Silva, Rua General Vasco Gonรงalves
โ€ข eixo Rua Prof. Joรฃo Barreira e Rua Prof. Francisco Gentil
โ€ข eixo Rua Castilho e Rua Barata Salgueiro
โ€ข requalificaรงรฃo da ciclovia da Zona Ribeirinha (eixo Sta. Apolรณnia โ€“ Parque das Naรงรตes)
โ€ข Avenida รlvaro Pais
โ€ข Viaduto de Pedrouรงos
โ€ข Estrada do Desvio
โ€ข Campo de Ourique (2ยช fase)
Estudos prรฉvios em elaboraรงรฃoโ€ข Portas de Benfica (ciclovia intermunicipal)
โ€ข Campo de Ourique (3ยช fase)
Estudos de traรงado em elaboraรงรฃoโ€ข Avenida de Ceuta
โ€ข Avenida Marechal Craveiro Lopes (Calvanas)
โ€ข Alameda das Linhas de Torres (4ยช fase)
โ€ข Avenida de Roma

Aqui em baixo, poderรกs consultar um resumo da execuรงรฃo do contrato de ciclovias de 2019-2020 e tambรฉm informaรงรฃo sobre o actual contrato (2020-2022):


Nota: o LPP contactou a Junta de Freguesia das Avenidas Novas, mas nรฃo recebeu desta parte qualquer resposta, mas actualizarรก este artigo se chegarem novas informaรงรตes.

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