Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Loures e Odivelas estudam metro de superfície com Lisboa

Fotografia cortesia de Jean (tarkastad) via Flickr

As Câmaras Municipais de Loures e de Odivelas estão a trabalhar com o Metro de Lisboa num sistema metropolitano ligeiro, de superfície, que melhore a mobilidade nos dois concelhos. O projecto fará parte do Plano de Recuperação e Resiliência que o Governo vai apresentar à Comissão Europeia, conforme avança o jornal Público.

A ideia em cima da mesa é uma linha de metro de superfície com um total de 12,4 quilómetros e dois braços a funcionar a partir da estação de Metro de Odivelas: um desses braços ligará ao Infantado, e o outro permitirá chegar ao Hospital Beatriz Ângelo (o Hospital de Loures). Apesar de as estações terminais serem ambas em Loures, esta linha de metro beneficiaria também as populações de Odivelas. É por esse motivo que as duas autarquias vão assinar esta quarta-feira um protocolo de colaboração para darem juntas o primeiro pontapé de saída.

Infográfico via jornal Público

Escreve o Público que o traçado tem estado a ser estudado pelo Metro de Lisboa desde o fim de 2019 e tem por base um projecto de expansão anunciado em 2009, que previa, na altura, o prolongamento da Linha Amarela a partir de Odivelas com dois dobramentos: um até ao Infantado, precisamente, e outro passando pela Ramada e terminando nos Bons Dias. Se o primeiro dobramento se mantém praticamente idêntico neste novo projecto, o segundo propõe-se agora que siga para Norte, até ao Hospital de Loures.

A opção por um metro de superfície, semelhante ao que existe em Almada, permitirá que o investimento necessário seja mais baixo, “entre 250 e 300 milhões de euros”, segundo o Presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU). O financiamento poderá ser europeu e, quanto a prazos, a expectativa é concretizar o projecto nos próximos anos – poderá mesmo ser antes da linha de eléctrico já anunciada e que ligará o Oeiras, Lisboa e Loures. Contudo, há ainda muitas etapas pela frente: o Governo tem de submeter a versão final do Plano de Recuperação e Resiliência a Bruxelas no princípio de 2021 e aguardar pela aprovação dos projectos e das respectivas tranches financeiras. Enquanto isso, escreve o Público que os municípios de Loures e de Odivelas e o Metro de Lisboa vão avançar com estudos prévios, avaliação de viabilidade e a concepção do próprio projecto de modo a que no prazo de 14 meses seja possível avançar para a fase seguinte, a da construção.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.