Subscreve e ganha conteúdos exclusivos. Sabe mais aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Este mapa interactivo mostra-te a “cidade de 15 minutos” que existe em Lisboa

Ferramenta foi desenvolvida no contexto do Conselho de Cidadãos.

Imagem via Lisboa Para Pessoas

Uma pequena ferramenta desenvolvida no contexto do último Conselho de Cidadãos, dedicado à “cidade dos 15 minutos”, permite a qualquer pessoa perceber o que tem próximo da sua residência, local de trabalho ou no seu bairro. O mapa foi desenvolvido por Manuel Banza, cientista de dados e entusiasta de cidades, para ajudar os participantes a compreender o conceito de “cidade de 15 minutos”, da autoria de Carlos Moreno.

O que é a “cidade de 15 minutos”?

A “cidade dos 15 minutos” é uma ideia de urbanismo em que se pensa os territórios das cidades e áreas metropolitanas em torno da proximidade e não da mobilidade. O intuito é criar bairros multifuncionais onde possamos satisfazer a maioria das nossas necessidades quotidianas – viver, trabalhar, consumir, aceder a cuidados, educar e desfrutar. Desse modo, poderemos trocar a mobilidade em automóvel por deslocações a pé ou de bicicleta que durem no máximo 15 minutos – e se precisarmos de ir mais longe, poderemos fazê-lo de transportes públicos e num raio de 30 minutos.

Para usares esta ferramenta:

  • coloca a morada da tua casa ou local de trabalho em “Procurar”;
  • selecciona o modo de deslocação pretendido (a pé ou de bicicleta) e um raio máximo de de proximidade (10, 15 ou 20 minutos);
  • activa, no lado direito, os equipamentos e serviços que desejas visualizar na proximidade.
Exemplo de funcionamento da ferramenta (GIF por Lisboa Para Pessoas)

A experiência de utilização desta ferramenta – que podes abrir numa janela completa clicando aqui – é melhor num computador ou tablet.

Sobre a “cidade de 15 minutos”, podes consultar aqui as ideias que saíram do Conselho de Cidadãos e ler aqui sobre o programa municipal Há Vida No Meu Bairro.

Exemplo (captura de ecrã por Lisboa Para Pessoas)
PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.