Subscreve e ganha conteúdos exclusivos. Sabe mais aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Carris revê ligações entre a Portela e o centro de Lisboa

A Carris fez ajustes em três carreiras – 722, 731 e 783 – para melhorar a acessibilidade entre a Portela e o centro da cidade de Lisboa.

A carreira 722 liga agora a Portela aos Restauradores (fotografia LPP)

Embora situada no concelho de Loures, a Portela mantém uma forte ligação com Lisboa. Uma parte significativa dos residentes deste bairro desloca-se diariamente para a capital, pelo que a Carris introduziu, esta terça-feira, 16 de Abril, ajustes nos percursos de algumas carreiras que servem a Portela, a saber: 722, 731 e 783. Há alterações de paragens, o prolongamento de percurso da 722 da Praça de Londres aos Restauradores, e ainda a supressão de uma variante.

A maior novidade é mesmo na carreira 722, que foi estendida da Praça de Londres, no Areeiro, aos Restauradores, com um percurso que passa pelo Eixo Central da cidade. Ou seja: da Praça de Londres, a carreira vira para o Arco do Cego, em direcção ao Saldanha, onde apanha a Avenida da República, seguindo pela Avenida Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade, até aos Restauradores.

Com este prolongamento, a população da Portela ganha uma nova ligação directa a um dos centros empresarial e serviços da capital, mas também à Baixa; simultaneamente, no Eixo Central de Lisboa, há um reforço de mais de 30 novos horários.

Na Portela, também há alterações na carreira 722, que deixou de ter terminal na Rua dos Escritores e passou a parar na Rua Mouzinho de Albuquerque, um pouco mais adiante. Na Rua dos Escritores, passou a ter terminal a carreira 731, que foi prolongada de Moscavide à Portela. Com esta alteração na 731, a Carris assegura uma ligação entre o bairro da Portela e o Campo Grande, através da Avenida do Brasil. Além de Alvalade, a 731 passa também pelos Olivais e por Sete Rios, onde tem terminal e que é também uma centralidade importante na cidade de Lisboa.

722 na Portela (fotografia LPP)

Por fim, a Carris suprimiu a variante da carreira 783, que, em alguns horários, ligava as Amoreiras à Portela, em vez de se ficar só pelo Prior Velho. Com a eliminação da variante da Portela, a 783 passou a fazer o trajecto apenas entre as Amoreiras e o Pior Velho, mantendo o percurso pelo Eixo Central, Campo Grande e Avenida do Brasil. Aos fins-de-semanas e feriados, a 783 continuará a ser encurtada ao Marquês de Pombal (em vez de ir às Amoreiras) e, nos dias úteis e sábados, nas primeiras viagens (antes de o Metro abrir), esta carreira continuará a ir ao Terreiro do Paço.

O serviço das carreiras 728 e 210 (Rede da Madrugada), que também servem a Portela, mantém-se inalterados. Também não há novidades nas linhas da Carris Metropolitana que servem a Portela. Para mais detalhes sobre o que muda na Portela, podes consultar o site da Carris e também o portal independente Autocarros de Lisboa, onde são prestadas informações complementares.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.