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TML lança edição especial do Cartão Navegante. App “ainda em Abril, senão em Maio”

A muito aguardada aplicação móvel do Navegante deverá chegar ainda neste mês, “senão em Maio”, adiantou o Presidente da TML. Numa primeira fase, apenas vai permitir o carregamento de passes e zapping; futuramente, substituirá o cartão físico.

Edição especial dos 5 anos do Navegante (fotografia LPP)

Já estávamos habituados a ver edições comemorativas de moedas ou selos postais, mas pela primeira vez na história haverá uma edição especial do passe de transportes públicos. Por ocasião do quinto aniversário do Navegante, o tarifário intermodal que veio revolucionar a mobilidade metropolitana em Lisboa, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) está a lançar uma versão especial do cartão preto e amarelo que diariamente acompanha muitos de nós.

Produzido exclusivamente em plástico reciclado, esta edição comemorativa dos cinco anos do Navegante vai ser limitada a 5000 exemplares, e estará disponível em breve através do site 5anos.navegante.pt. Assim, os interessados vão poder encomendar o seu cartão Navegante comemorativo dos cinco anos por esta via, pagando o custo correspondente (12 €), e depois poderão utilizá-lo normalmente nas suas deslocações, carregando o passe mensal ou saldo zapping.

Esta edição, que conta com um revelo dedicado ao aniversário do Navegante, não estará disponível nos pontos de venda físicos dos operadores. “O cartão comemorativo destaca os cinco anos de vida do tarifário Navegante e realça a sua importância no pulsar das cidades e na caminhada para uma mobilidade que se quer cada vez mais sustentável”, aponta a TML.

Imagem dos cinco anos do Navegante (via TML)

Aplicação entre Abril ou Maio

Para quem preferir concentrar cartões no telemóvel, a muito aguardada aplicação do Navegante vai chegar “ainda em Abril, se não em Maio”, revelou Faustino Gomes, Presidente da TML, nesta segunda-feira. Numa primeira fase, a app Navegante vai permitir aos utilizadores carregarem os seus passes Navegante a partir do telemóvel, incluindo das modalidades com desconto, e também saldos zapping, bem como consultar os dados do seu cartão. Mas somente isso.

Imagem da app, numa comunicação promocional distribuída no aniversário do Navegante (fotografia LPP)

Nas próximas etapas de evolução, a app Navegante assumirá uma maior maturidade e passará a incorporar o conceito de “conta da mobilidade”, com novas valências como consulta de dados do passageiro, pedido de cartões Navegante e a muito aguardada virtualização dos cartões, ou seja, vai ser possível passar a validar as viagens com recurso ao telemóvel. Faustino Gomes prometeu um piloto de validação de viagens com esta app e o telemóvel para “ainda este ano”, sendo que essa experiência deverá decorrer Carris Metropolitana. Para 2024 também está previsto um “primeiro piloto” de pagamento de viagens com o cartão bancário, também na Carris Metropolitana.

A aplicação do Navegante vai estar disponível para iOS e Android, e terá o selo “Navegante +Ágil”, que tem sido usado pela TML para comunicar o compromisso de simplificação e desmaterialização de processos, e de transformação digital dentro do contexto do sistema tarifário Navegante.

“Quando construímos estas ferramentas, construimo-las não só para uso da TML e da Carris Metropolitana, mas para que todos os operadores do sistema de transportes da área metropolitana de Lisboa possam usar”, lembrou Faustino Gomes, apontando que, mesmo que uns operadores estejam mais adiantados que outros no desenvolvimento de soluções digitais, é importante lembrarmo-nos de que “no final trabalhamos para as mesmas pessoas” e que é fundamental “deixar pontes para que os sistemas sejam interoperáveis e para que para as pessoas a imagem seja única”.

Contactless na Carris até ao Verão, possivelmente

Enquanto a TML está a desenvolver soluções para o Navegante, que estarão disponíveis para todos os operadores de transporte, alguns destes operadores têm vindo a trabalhar em soluções próprias. Foi o caso da Carris, que recentemente lançou a sua aplicação de carregamento de passes, a CarrisWay. Para Pedro Bogas, Presidente da Carris (empresa gerida pela Câmara de Lisboa e não pela TML), “é importante desmaterializar para que as pessoas possam fazer carregamentos sem carregarem a rede de vendas”, que deveria focar-se mais no esclarecimento de dúvidas e solução de problemas, e não na venda directa de passes e bilhetes. Bogas referiu que os picos de Setembro obrigam a transportadora a subcontratar recursos humanos para os seus balcões de atendimento, uma vez que não conseguiria dar resposta à procura com o pessoal habitual.

A Carris está a “trabalhar no acesso com cartão bancário”, tendo já substituído todos os validadores dos seus autocarros e eléctricos para permitir que “até ao Verão” as pessoas possam viajar pagando com o seu cartão bancário contactless (Apple e Google Pay incluídos). “Este ainda é um prazo meramente indicativo”, alertou. Por outro lado, a Carris tem um piloto com a Via Verde para utilização do telemóvel nas viagens, através da aplicação Via Verde Transportes, que está a ser repensada. “Já temos um piloto e queríamos ainda este ano fazer essa transição.”

Bogas falava no evento comemorativo dos cinco anos do Navegante, onde também esteve presente Cristina Dourado, administradora da Fertagus, que adiantou que “35% dos títulos vendidos na Fertagus são hoje da app”, referindo-se à aplicação Pick Hub, que foi a primeira solução a permitir o carregamento de passes Navegante pelo telemóvel (para utilização em toda a rede de transportes), bem como a compra de viagens ocasionais Fertagus. “Já o pagamento com cartões bancários começou em Outubro e estamos a crescer todos os meses. Já temos mais de 20 mil clientes com cartão bancário”, revelou, indicando ser um número muito expressivo.

Cinco anos de Navegante

Desde o lançamento em 2019, há cinco anos, o Navegante consolidou-se como uma peça fundamental na mobilidade urbana da área metropolitana de Lisboa (amL). Hoje, o Navegante, mais do que um tarifário ou um cartão, é um sistema que garante a intermodalidade e a interoperabilidade bilhética que possibilita a interconexão com novas soluções e parceiros de mobilidade, na oferta de produtos e serviços mais integrados. O Navegante dá nome ao portal online de informação e contacto com os passageiros, aos balcões de atendimento, à rede de agentes de carregamento, a uma plataforma para a empresas e, em breve, será também uma aplicação para telemóveis.

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