Subscreve e ganha conteúdos exclusivos. Sabe mais aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Vários serviços do Navegante vão estar indisponíveis no fim-de-semana

Nos dias 13 e 14 de Abril, não será possível solicitar cartões Navegante, carregar o passe por meio de apps ou activar a integração com a GIRA. Estes e outros serviços do Navegante vão estar temporariamente indisponíveis devido a uma actualização técnica.

Fotografia LPP

No próximo fim-de-emana, 13 e 14 de Abril, vários serviços do Navegante, o sistema de bilhética da área metropolitana de Lisboa, vão estar indisponíveis devido a “actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”, informa a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) Esta intervenção técnica terá impacto no carregamento de passes através das apps, no pedido de novos cartões, ou na activação da integração com a GIRA.

A interrupção, que visa a melhoria de serviços do Navegante, não afectará o normal funcionamento dos transportes. Os passageiros continuarão a poder viajar normalmente, sendo-lhes possível validar passes e bilhetes, fazer carregamentos no Multibanco, recorrer aos sistemas de venda automática dos vários operadores de transporte e adquirir bilhetes a bordo dos autocarros.

O que não vai funcionar:

  • Pedir um cartão Navegante (os cartões Navegante Ocasional poderão ser comprados sem problema);
  • Carregar os cartões Navegante em alguns locais, nomeadamente nos Espaços Navegante associados à Carris Metropolitana, na rede Payshop e nas aplicações CARRISway e Pick Hub;
  • Actualizar descontos;
  • Comprar ou carregar passes Navegante Família;
  • Utilizar os Pontos Navegante, as máquinas automáticas de pedido e carregamento de cartões;
  • Activar a integração da GIRA com o Navegante.

O que vai funcionar:

  • Viajar nos transportes públicos e utilizar qualquer cartão Navegante para validar viagens;
  • Carregar o cartão Navegante no Multibanco, seja com passes (incluindo o passe gratuito de jovens/estudantes), seja com saldo zapping;
  • Carregar o cartão Navegante nas bilheteiras e máquinas dos operadores (excepto o passe Antigo Combatentes na CP e no Metro de Lisboa, e o passe gratuito de jovens/estudantes);
  • Comprar e utilizar o Navegante Ocasional, isto é, os cartões descartáveis;
  • Comprar bilhetes a bordo dos autocarros.

“Agradece-se toda a compreensão para esta interrupção que é essencial para a melhoria dos serviços Navegante e para a construção de uma mobilidade que se quer cada vez mais sustentável”, informa a TML. Os Espaços Navegante da Carris Metropolitana estarão abertos durante o fim-de-semana para prestar apoio na obtenção de informações necessárias ao passageiro.

Mais que um passe ou um cartão, o Navegante é o ecossistema no qual cooperam todos os operadores de transporte, constituindo-se como garante da intermodalidade e da interoperabilidade do sistema de transportes da área metropolitana de Lisboa. Em breve, será lançada a app do Navegante, que permitirá aos passageiros, numa primeira fase, o carregamento de passes e saldo zapping, mas que numa fase posterior possibilitará a gestão completa da “conta de passageiro” e a substituição do cartão físico.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.